Futebol Internacional

ARBITRAGEM

Vídeo: três acertos fundamentais da arbitragem eletrônica na Europa

Na Itália, em Portugal e na Alemanha, sistema de auxílio por meio de vídeo, o VAR, tem sido utilizado desde agosto

postado em 19/09/2017 17:22 / atualizado em 19/09/2017 17:22

AFP
Alguns jogos do Campeonato Brasileiro serão, a partir da próxima rodada, acompanhados pela arbitragem eletrônica (VAR). A decisão da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF foi tomada à queima-roupa, após a falha ao validar o gol do corintiano Jô contra o Vasco, no domingo (17/7).

Há exemplos positivos e negativos pela Europa. No Campeonato Português, por exemplo, foram 45 jogos em cinco rodadas. Foram revistos 323 lances (7,2 por partida) e 10 decisões acabaram alteradas. Em Portugal e na Itália, o balanço tem sido positivo. Na Alemanha, há tantas críticas que o projeto começa a correr perigo.

Veja três momentos decisivos do VAR:
 

Itália

Juventus x Cagliari

O árbitro ignorou um pênalti cometido a favor do Cagliari, em Turim. A imagem, porém, mostrou clara infração de Alex Sandro contra Cop, e, após consulta, a arbitragem assinalou o pênalti 50 segundos depois do lance.


Portugal

Benfica x Portimonense

Fabrício fez o gol de empate do Portimonense, comemorou, mas o lance acabou anulado após 2 minutos de tira-teima. O vídeo comprovou que o jogador que deu a assistência estava impedido. A liga compartilhou um vídeo que explicou a situação.


Alemanha

Bayern de Munique x Bayer Leverkusen

Lewandowski caiu na área e pediu pênalti, mas o árbitro mandou seguir. Em seguida, avisado pelo auxílio do vídeo, marcou a infração. Todo o procedimento durou 15 segundos.