Futebol Nacional

SANTA CRUZ

Santa Cruz está otimista com recuperação de Grafite, mas veto pode ocorrer por ordem física

Apesar de ausente de outro treino, médico coral diz que resposta tem sido boa

postado em 13/10/2015 18:23 / atualizado em 13/10/2015 20:47

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Grafite voltou a se ausentar do treino desta terça-feira por causa da lesão de grau 2 na panturrilha esquerda, sofrida na derrota para o CRB, em Maceió. Novamente, deu lugar a Bruno Moraes no time. O departamento médico, contudo, entende que o atacante possa estar clinicamente liberado para o clássico contra o Náutico, no próximo sábado, no Arruda. Por outro lado, reconhece que o camisa 23 tem, de fato, chance ser vetado por ter tido uma baixa na parte física pelo período em inatividade.

Com Grafite submetido ao tratamento de PRP (plasma rico em plaqueta) para acelerar a regeneração do tecido muscular lesionado e em tratamento desde semana passada, o clube chega a encarar sua recuperação clínica com certo otimismo. "Grafite está muito melhor das dores, o PRP foi um sucesso e ainda não está totalmente fora do jogo. Ainda temos a quarta, a quinta, a sexta e metade do sábado para verificarmos as reais condições dele. Na sexta ou, no mais tardar antes do jogo, é que vamos ter uma definição se ele vai ou não para o clássico", disse o médico Gabriel Campos, que não deixou de elogiar o retrospecto do atleta com lesões nos músculos.

"O tempo (de recuperação) é curto, mas a gente sabe que Grafite é um atleta diferenciado e tem uma musculatura muito boa. Ele estava há quatro anos na Arábia, jogando uma vez por semana e treinando uma vez por dia, à noite. Voltou agora e, nesses dois meses que esteve no Santa Cruz, jogou 12 jogos e esta foi a primeira lesão muscular que sofreu. Não havia nem referido nenhum tipo de desconforto muscular antes. Ele tem uma fibra muscular boa e um histórico de poucas lesões assim na carreira", pontuou Campos.

Caso fique de fora da partida com o Náutico, segundo o médico, é provável que o possível veto a Grafite - que não treina desde a última quinta-feira - seja devido ao tempo que o jogador passou inativo ou por ter trabalhado menos nos treinamentos em relação aos outros atletas.

"A questão vai ser a parte de transição e física. Seria um veto não apenas do departamento médico. Se for Grafite vetado, vai ser um veto em conjunto com o departamento de fisiologia, físico e com (o técnico) Marcelo Martelotte." Comumente, diga-se, um atleta precisa de cerca de uma semana para se recondicionar depois de uma lesão desta natureza.

Recuperação a parte, o camisa ainda poderia ficar de fora do clássico caso seja suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STDJ), em julgamento marcado para as 10h deste quinta-feira, por conta de uma expulsão contra o Luverdense.

Mais departamento médico
Com Vinícius Reche liberado de tratamento clínico, o departamento médico do Santa Cruz agora conta com três pacientes. O zagueiro Neris, machucado na coxa esquerda e vetado das quatro últimas partidas, irá para a transição na próxima segunda-feira. Nos próximos dias, o goleiro Fred também deve deixar o tratamento no joelho direito. O zagueiro Sacomam, com lesão na cartilagem do também joelho direito, deve iniciar o processo de transição para os trabalhos físicos no fim desta semana ou no começo da seguinte.