Futebol Nacional

COPA DO BRASIL

Vasco tropeça e apenas empata com o ABC em jogo de ida das oitavas

Jogo em São Januário foi marcado por expulsões nos minutos finais

postado em 26/08/2014 21:55

Gazeta Press

Vasco/Reprodução

Na abertura das oitavas de final da Copa do Brasil, o Vasco decepcionou sua torcida e ficou no empate por 1 a 1 com o ABC, nesta terça-feira, em São Januário. Com o resultado, os cruzmaltinos vão para o duelo de volta, fora de casa, com a obrigação de marcar gols.

O ABC abriu o placar logo com um minuto, com João Paulo. O Vasco conseguiu o empate ainda na etapa inicial, com o atacante Kleber. No entanto, os cariocas sofreram com a falta de criatividade e não conseguiram a virada em casa.

As duas equipes voltam a se encontrar por uma vaga nas quartas de final na próxima terça-feira, desta vez na Arena das Dunas, em Natal.

O jogo -
A partida começou movimentada, com o ABC surpreendendo o Vasco logo no primeiro minuto. Após boa troca de passes no ataque, Samuel cruzou rasteiro para o meio da área. João Paulo apareceu para finalizar no canto esquerdo, sem chance para Martín Silva.

O revés fez o Vasco partir para cima em busca do empate. No entanto, os donos da casa deixavam espaço na defesa e sofriam com os contra-ataques. Patrick, em cobrança de falta, além de Dênis Marques, quase fizeram o segundo gol da equipe potiguar.

Aos poucos, os cruzmaltinos melhoraram e passaram a pressionar o ABC. O Vasco quase empatou aos 18 minutos, com Guiñazu, que recebeu passe de cabeça de Maxi Rodríguez. No entanto, três minutos depois, os donos da casa chegaram ao gol, com Kleber, aproveitando bola rebatida e acertando o canto de Gilvan.

Mesmo com o placar igualado, o Vasco seguia com mais posse de bola e avançando com mais intensidade. Só que a defesa sofria com a marcação. Tanto que, aos 29 minutos, Somália foi lançado e surpreendeu Martín Silva ao cabecear por cobertura. Para sorte do goleiro uruguaio, a bola foi para fora.

Nos minutos finais, os donos da casa tentaram a virada e quase conseguiram aos 44 minutos, em chute de fora da área de Fabrício que Gilvan foi obrigado a espalmar. Assim, o confronto foi para o intervalo com a igualdade no placar.

No segundo tempo, o Vasco voltou melhor na marcação e pressionou o ABC. No entanto, o time potiguar veio retrancado e não permitia boas jogadas na área. Com isso, o duelo ficou concentrado no meio.

O panorama da partida seguia o mesmo, com os donos da casa buscando a virada, mas parando na boa marcação do ABC. A equipe potiguar tentava surpreender nos contra-ataques, mas também não levavam perigo ao goleiro Martín Silva. Na melhor chance dos visitantes, aos 31 minutos, Lucio Flavio foi lançado, mas viu o goleiro cruzmaltino sair da área para salvar os cariocas.

Na parte final, a torcida vascaína perdeu a paciência com o time e passou a pressionar os donos da casa. Com o nervosismo do Vasco, o ABC aproveitava para assustar. Aos 36 minutos, Lucio Flavio cabeceou e obrigou Martín Silva a fazer boa defesa. Assim, o confronto terminou igual, com a definição indo para Natal.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 ABC-RN

Local:
São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de agosto de 2014 (terça-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Paulo Cesar Silva Faria (MT) e Rafael da Silva Alves (RS)
Renda: R$ 157.720
Público: 6.072 pagantes
Cartões amarelos: Montoya, Douglas, Douglas Silva, Rodrigo e Kleber (Vasco); Sueliton e Xuxa (ABC)
Cartões vermelhos: Fabrício (Vasco); Lucio Flavio (ABC)

GOLS: VASCO: Kleber, aos 21min do primeiro tempo; ABC: João Paulo, a 1min do primeiro tempo

VASCO: Martín Silva, Carlos Cesar (Aranda), Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Fabrício, Montoya (Edmílson) e Douglas; Maxi Rodriguez (Thalles) e Kleber
Técnico: Adilson Batista

ABC-RN: Gilvan, Suéliton, Marlon e Samuel; Patrick, Fábio Bahia, Daniel Amora, Xuxa e Somália (Liel); Dênis Marques (Rodrigo Silva) e João Paulo (Lucio Flavio)
Técnico: Zé Teodoro