Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

Vândalos causam confusão em clássicos e, mais uma vez, estragam o espetáculo

Em Minas, Rio e São Paulo houve registros de brigas e atitudes preconceituosas

postado em 21/09/2014 20:40 / atualizado em 21/09/2014 21:44

Alexandre Guzanshe/EM/DA Press

Em vez de festa com os clássicos regionais, neste domingo (21/9), confrontos entre torcedores em São Paulo, no Rio e em Belo Horizonte roubaram a cena. O cenário foi pior na capital mineira, onde quatro pessoas que vestiam a camisa do Atlético-MG foram baleadas numa parada de ônibus - ponto de embarque da torcida alvinegra para o Mineirão. Os autores do crime fugiram.


Investigações preliminares indicam que os tiros foram disparados para o chão e as vítimas acabaram feridas pelos estilhaços — um no pé, um no ombro, um na coxa e um na perna.


Dentro do estádio, no Mineirão, também houve confusão. A partida entre Atlético-MG x Cruzeiro chegou a ser interrompida por três minutos, no fim do primeiro tempo, depois que bombas foram arremessadas na área reservada à divisão das torcidas. Segundo a Minas Arena, administradora do estádio, os artefatos saíram de onde estava o grupo do Atlético-MG. Ao menos cinco pessoas foram detidas.

 

Se os atos violentos forem denunciados ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, tanto o Cruzeiro, mandante, quanto o Atlético-MG, visitante, podem sofrer punições.

 

São Paulo e Rio

 

Reprodução Twitter

No Itaquerão, de nada adiantou o manifesto contra a homofobia publicado pelo Corinthians há duas semanas. No clássico contra o São Paulo, foram registrados diversos episódios de preconceito de gênero. O goleiro Dênis, do tricolor, logo se tornou o principal alvo: ouvia coro de “bicha” a cada vez que tocava na bola. Os são-paulinos retrucaram com uma nova canção citando o rival e o atacante Emerson Sheik.


Durante o segundo tempo, uma briga entre organizadas do Corinthians provocou correria no setor norte das arquibancadas, que estava sem cadeiras, e a PM precisou entrar em ação.

 

No Rio de Janeiro, cerca de 40 integrantes de uma torcida organizada do Fluminense invadiram um vagão de trem na estação de Santíssimo, na Zona Oeste, e agrediram os passageiros que vestiam camisas do Flamengo com pedaços de madeira. Um torcedor foi atingido na cabeça e precisou levar pontos para estancar o ferimento. Alguns dos presentes na confusão relataram que os torcedores também agrediram mulheres e crianças a bordo.

 

Leia a reportagem completa na edição impressa do Correio Braziliense desta segunda-feira