Futebol Nacional

POLÍTICA ESPORTIVA

CBF entrega documento a ministro do Esporte com sugestões das penas a clubes inadimplentes

George Hilton recebeu a confederação e representantes de nove federações

postado em 30/01/2015 17:20

Vítor de Moraes /Correio Braziliense

Vítor de Moraes/CB/D.A Press

A renegociação das dívidas dos clubes de futebol se afunila dia a dia. O ministro do Esporte, George Hilton, e o grupo interministerial formado para discutir o tema receberam, nesta sexta-feira (30/1), representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e presidentes de nove federações. No encontro, que durou 2h40, a CBF entregou ao ministro documento com as sugestões de punições aos clubes que não cumprirem o chamado fair-play financeiro. No entanto, o diretor financeiro da confederação, Rogério Caboclo, não quis detalhar a posição da entidade. “A CBF se colocou à disposição para inserir, nos seus regulamentos de competição, as normas relativas às condutas adequadas pelos clubes.”

Em dezembro do ano passado, a CBF divulgou nota em que expressa o desejo de incluir nos regulamentos de competições as normas sobre o cumprimento de sanções impostas aos clubes que desobedecerem as obrigações financeiras. Entre as punições discutidas por diversos grupos – George Hilton ouviu cartolas da Série A e o movimento Bom Senso na quinta-feira (29) – está o rebaixamento dos times inadimplentes. No entendimento de Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, a queda para divisões de baixo seria uma medida acertada. “Sem dúvida (teria de ser uma contrapartida à facilitação da renegociação das dívidas). Evidentemente tem de haver uma dosimetria de pena, não seria a primeira infração que geraria o rebaixamento”, ponderou.

Na tarde desta sexta, Hilton e o grupo interministerial, formado por representantes da Casa Civil, dos ministérios da Fazenda, Justiça e Previdência Social, reuniram-se com cartolas dos clubes das séries B, C e D.

Nova proposta em fevereiro
Depois de vetar uma "gambiarra", que pretendia aprovar o refinanciamento sem contrapartidas por meio de uma medida provisória que não versava sobre futebol, a presidente Dilma determinou a criação de um grupo interministerial, com a participação de setores interessados, para elaborar uma nova medida provisória sobre o tema.

O governo tem o objetivo de enviar ao Congresso Nacional, na primeira quinzena de fevereiro, uma nova proposta com contrapartidas para que os clubes não voltem a se endividar. O prazo para pagamento dos débitos das equipes também vem sendo discutido. A Fazenda resiste à pressão dos clubes por um prazo de 240 meses para o refinanciamento — o ministro George Hilton considera o tempo de 204 meses, surgido entre as conversas, “razoável”.

Agenda de reuniões do grupo de trabalho


2/2 – Segunda-feira
10h: Representantes dos atletas
15h: Representantes de árbitros, técnicos e comissões

3/2 – Terça-feira
10h: Representantes de atletas não profissionais
15h: Jornalistas esportivos

5/2 – Quinta-feira
Segunda reunião com parlamentares