Santos

Santos está a um jogo de igualar maior jejum dos últimos 92 anos

Peixe não sabe o que é vencer há sete partidas consecutivas

postado em 24/11/2014 21:16

Gazeta Press

Santos e Botafogo se enfrentam no próximo domingo, na Vila Belmiro, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 17 horas (de Brasília). A partida, a princípio decisiva apenas para os cariocas, que precisam desesperadamente de uma vitória para ainda sonhar com a permanência na Série A, também pode representar um marco na história do Peixe. Isso porque o alvinegro praiano chegou ao nono jogo sem vitória após o revés por 1 a 0 no clássico diante do São Paulo, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Já são sete rodadas sem sair de campo com os três pontos no Brasileirão, além dos dois confrontos contra o Cruzeiro, pela semifinal da Copa do Brasil, que decretou a eliminação do time de Enderson Moreira com uma derrota por 1 a 0, no Mineirão, e um empate por 3 a 3 no estádio Urbano Caldeira.

Com isso, caso não supere os botafoguenses, em casa, domingo, o Santos igualará as marcas das temporadas de 1987 e 2008, quando ficou 10 partidas sem vencer. A sequência negativa só não é pior que os 13 jogos sem vitória na campanha do time no longínquo ano de 1921.

“O jejum incomoda todos os atletas, comissão técnica, mas temos de levantar a cabeça nas derrotas para que o Santos possa planejar bem 2015. O que fica de legado depois da eliminação da Copa do Brasil é que precisamos caminhar para ter uma equipe mais competitiva”, explicou o técnico Enderson Moreira.

Em 1921, o Peixe perdeu 12 vezes e empatou uma partida antes de acabar com o jejum. Já em 1987, o time de Vila Belmiro empatou em sete oportunidades e foi derrotado três vezes, sendo que na sequência de 10 partidas, seis jogos foram pelo Campeonato Paulista e quatro pelo Campeonato Brasileiro. Em 2008, porém, foram cinco empates e cinco derrotas, todos válidos pelo Brasileirão. Agora, Enderson Moreira tenta acabar com a série de sete jogos sem vitória na principal competição da elite nacional. Foram cinco derrotas e dois empates, que são somados aos dois duelos – uma derrota e um empate - pela Copa do Brasil.

A última vez que o Santos saiu de campo vencedor foi justamente no clássico contra o Palmeiras, pela 29ª rodada, dia 19 de outubro. Na ocasião, os santistas ganharam por 3 a 1, atuando como visitante, no Pacaembu.

Bater o Botafogo, na Vila, domingo, além de acabar com a incômoda série negativa, também excluirá a possibilidade de chegar a 11 jogos sem vitória e, ai sim, decretar a pior marca isoladamente dos últimos 92 anos da história do Santos. Vale lembrar que o Peixe encerra sua participação no Campeonato Brasileiro deste ano contra o Vitória, no Barradão, em Salvador, Bahia. Após isso, o time entra de férias com muitas incógnitas sobre a temporada de 2015, inclusive sobre o comando técnico, pois nem mesmo Enderson Moreira sabe se terá oportunidade de dar continuidade no seu trabalho.

“Não tenho tido contato com os candidatos (à presidência na eleição de 6 de dezembro), mas é algo que vai da cabeça de cada um. Eu me sinto preparado. Se eu tivesse desde o início do ano, se tivesse participado da montagem da equipe, muita coisa poderia ter acontecido favoravelmente. Tenho muita vontade de desenvolver um trabalho no Santos, mas estou muito tranquilo, porque sei como funciona o futebol. Se decidirem por outro técnico, é vida que segue”, avisou o atual treinador.