São Paulo

CAMPEONATO BRASILEIRO

São Paulo perde de virada no Couto Pereira e volta a ver o Cruzeiro longe

Sem Kaká, tricolor teve atuação apática e foi punido ao levar virada

postado em 18/09/2014 00:00

Gazeta Press

São Paulo/Reprodução

Apenas uma rodada depois de ser reverenciado por manter vivo o Campeonato Brasileiro ao derrotar o Cruzeiro, o São Paulo desta vez ressuscitou um. Desta vez, o abençoado foi o Coritiba, que venceu os paulistas por 3 a 1, de virada, no Estádio Couto Pereira, saindo da zona de rebaixamento. Com o resultado, o Alviverde chegou aos 23 pontos, na 15ª colocação, e agora respira. Já a equipe do Morumbi estacionou em 42 pontos, sete atrás do líder.

Com dificuldade em passar pela defesa coxa-branca, o Tricolor chegou ao gol de abertura do placar aos 46 minutos da primeira etapa, com Michel Bastos, que recebeu de Pato e completou para as redes. Depois do intervalo, aos 14 minutos, Hélder aproveitou falha da defesa paulista para pegar sobra de bola e deixar tudo igual. Três minutos depois, Joel decretou a virada. Cruel, o camaronês ainda fez mais um, driblando o goleiro Denis, aos 40 minutos, fechando a contagem

Na próxima rodada, o Coritiba volta a campo no domingo, quando enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro, no Recife. Já o São Paulo terá pela frente o Corinthians, no mesmo dia, em clássico marcado para a Arena Corinthians.

O jogo – Sem Rogério Ceni e Kaká em campo, o duelo entre estrelas ficaria reservado para Ganso e Pato pelo lado do Tricolor e Alex, de volta após uma lesão lombar, pelo Coxa. Fora de campo, a boa presença da torcida visitante nas arquibancadas do Alto da Glória era reflexo da boa campanha do time e, especialmente, da vitória sobre o líder cruzeiro no último final de semana Com a bola rolando, o Alviverde tomou as ações da partida. Aos quatro minutos, Alex cobrou falta e Edson Silva afastou o perigo.

O Coxa tocava bem a bola e impedia o São Paulo de criar. Aos cinco minutos, Alex balançou as redes, mas com a mão. O árbitro anulou o lance e aplicou o cartão amarelo. A primeira bola que chegou para Alan Kardec, aos quatro minutos, encontrou o atacante em impedimento. O Coritiba se posicionava bem e mantinha a posse de bola. Aos 16 minutos, Pato recebeu pelo lado esquerdo, mas errou totalmente na hora de cruzar.

O Tricolor Paulista equilibrou as ações, mas ainda sofria com a forte marcação coxa-branca. Aos 21 minutos, o camaronês Joel, a novidade da equipe da casa, cruzou na medida para Alex desviar e obrigar Denis a ceder escanteio. Os jogadores do Coxa estavam pilhados, reclamando muito com arbitragem mesmo em lances normais. Pato era pouco acionado e, quando conseguia receber a bola, como aos 28 minutos, rapidamente era dominado pela zaga.

Apesar de muito corrido e disputado, a partida ficava restrita ao meio-campo, truncada. Ainda na primeira etapa o técnico Marquinhos Santos foi obrigado a queimar uma alteração com a saída de Welinton, com dores musculares, para a entrada de Luccas Claro. Aos 40 minutos, Carlinhos fez boa jogada individual e cruzou na área. A bola passou entre Alex e Robinho. Mas, aos 46 minutos, Auro fez um belo lançamento para Pato ajeitar e Michel Bastos completar para o fundo das redes e marcar seu primeiro gol com a camisa do São Paulo.

Para a segunda etapa, as equipes retornaram com as mesmas formações. Aos três minutos, Zé Love partiu em velocidade, mas foi travado por Souza, que o impediu de chegar à área. O Coritiba seguia com mais posse de bola, mas deixando mais espaços, já que precisou partir mais para o ataque. Aos oito minutos, Zé Love abriu o espaço para o chute, mas Auro se recuperou e fechou a porta.

O resultado era muito ruim para o Coxa, que seguia na zona de rebaixamento. Porém, as esperanças foram renovadas aos 14 minutos, com o gol de Hélder, que aproveitou sobra de bola na área e fuzilou no canto esquerdo para deixar tudo igual no placar. Três minutos depois, a virada alviverde. Elber recebeu com liberdade e chutou cruzado. Joel, com oportunismo, chegou de carrinho para marcar. Aos 29 minutos, Elber deixou Denílson no chão e chutou à direita da meta, com perigo.

Precisando de algo novo, Muricy Ramalho chamou um velho conhecido e colocou Luiz Fabiano em campo no lugar de Denílson. O São Paulo tinha maior posse de bola na etapa final, mas pouco criava. Aos 37 minutos, Alex deu o peixinho e Denis fez grande defesa. O garoto de ouro coxa-branca mostrou que ainda pode desequilibrar e, aos 40 minutos, lançou Joel que, com liberdade e cruel, driblou Denis e empurrou para as redes para ser a grande estrela da noite.