São Paulo

SÃO PAULO

Luis Fabiano é expulso, mas São Paulo bate Huachipato e encerra jejum

Atacante foi expulso ainda no primeiro tempo, mas Michel Bastos salvou time com belo gol de fora da área, na segunda etapa

postado em 30/09/2014 22:27

Gazeta Press

O atacante Luis Fabiano foi expulso aos 32 minutos do primeiro tempo, na noite desta terça-feira, mas o São Paulo conseguiu superar a ausência do centroavante e acabou com o jejum de quatro jogos sem vitórias, pois derrotou o Huachipato por 1 a 0, no estádio do Morumbi, pela Copa Sul-americana.



Como se não bastassem os desfalques importantes na partida, o Tricolor perdeu seu camisa 9, que acertou o rosto de Arrué ao tentar puxá-lo e recebeu o cartão vermelho direito. O primeiro tempo do time mandante não foi bom, e a torcida até gritou raça depois do intervalo, mas Michel Bastos fez boa jogada para marcar o gol da vitória, aos dez minutos da etapa final.

O resultado positivo serve para devolver um pouco da confiança ao time que vinha de uma série de quatro jogos sem vitórias no Brasileirão, com derrotas para Coritiba, Corinthians e Fluminense e empate com Flamengo. A vitória desta terça também dá a vantagem do empate ao Tricolor no segundo jogo das oitavas de final contra o Huachipato, no dia 15 de outubro, no Chile.

Neste primeiro confronto, o clube paulista seguiu sem o técnico Muricy Ramalho, que está de repouso depois de ter sofrido uma arritmia cardíaca na semana passada. Comandado por Milton Cruz, o time também jogou sem Kaká e Ganso, poupados.

Agora, o Tricolor volta a pensar no Campeonato Brasileiro, pois tem confronto muito importante no sábado, quando vai a Porto Alegre para enfrentar um concorrente direto da parte de cima da tabela, o Grêmio.

O jogo - O São Paulo mostrou muita dificuldade no início da partida, sem conseguir se ajustar para furar a bem organizada defesa do Huachipato. Ao perceber que sofria pouco atrás, o clube chileno aproveitou para tentar ameaçar Rogério Ceni. Sempre que abria um espaço, os jogadores visitantes arriscavam a batida. Aos 15, Esquerra arriscou da direita e viu a defesa de Rogério Ceni.

O Huachipato continuou mais perigoso, aproveitando também os defeitos do adversário. Aos 17, Auro recuou a bola muito fraco para Rogério Ceni, que foi obrigado a dividir com Vilches. A bola acabou se perdendo pela linha de fundo, com tiro de meta para o Tricolor, mas Ceni chegou a reclamar de dores, que não o impediram de continuar.

O São Paulo buscava alternativas para responder. Michel Bastos fez jogada individual pela direita, chegou à entrada da área e arriscou, carimbando a marcação. Porém, o Tricolor só equilibrou o jogo quando Osvaldo passou a levar vantagem na velocidade. O atacante pedalou pela esquerda, deixou o marcador para trás e cruzou, mas González dominou no peito e afastou o perigo.

Pouco depois, o atacante foi derrubado na meia-direita, originando falta perigosa. Rogério Ceni fez a cobrança, mas Jimenez defendeu. O goleiro do clube chileno ainda tentou emendar contragolpe rápido, mas seu time não conseguiu aproveitar antes que o capitão tricolor voltasse à meta.

Aos 29, Milton Cruz teve de fazer sua primeira mudança. Com dores na perna direita, Auro deixou o jogo para a entrada de Lucão. Assim, Paulo Miranda foi deslocado para a lateral direita. Porém, a situação se complicou três minutos depois, quando o São Paulo ficou com um jogador a menos. Fora do lance, Luis Fabiano tentou puxar Arrue e acertou o rosto do adversário, no momento em que corria para entrar na área. O árbitro estava logo atrás, marcou falta e expulsou o atacante.

Com um a mais, o Huachipato quase abriu o placar, pois tocou a bola dentro da área do São Paulo, até que Ezquerra recebeu na direita e finalizou com muito perigo, exigindo boa defesa de Rogério Ceni. Antes do fim da etapa, Souza tentou levar perigo em jogada área, mas o cabeceio foi por cima do gol.

Depois do intervalo, os times voltaram sem alterações, e logo a torcida são-paulina fez o pedido de raça aos donos da casa. Porém, a primeira grande chance da etapa foi do Huachipato, pois Arrue arriscou batida de fora da área e exigiu grande defesa de Ceni. Do outro lado, Osvaldo também finalizou de longe, mas errou o alvo.

No entanto, o São Paulo pelo menos começou a mostrar mais iniciativa. Alexandre Pato até aproveitou bobeira da zaga do Huachipato para ficar com a bola de presente, mas o atacante se enrolou e permitiu a recuperação dos defensores. Como não conseguia trabalhar a bola na parte coletiva, o Tricolor contou com jogada individual para abrir o placar. Aos dez, Michel Bastos pegou a bola pela direita, puxou para o meio e arrematou no canto, superando o goleiro Jimenez. A torcida se animou, e Milton Cruz mudou o time na sequência, tirando Alexandre Pato para a entrada de Alan Kardec.

O Tricolor ainda passou por outra mudança em seguida, pois Lucão se lesionou e acabou substituído por Hudson. Mesmo assim, o São Paulo melhorou depois do gol, e Denilson quase ampliou ao arrematar de fora da área, na rede pelo lado de fora. No lance seguinte, Osvaldo recebeu de Michel Bastos pela esquerda e concluiu para fora.

Nos minutos finais, o Huachipato ainda se lançou ao ataque, na tentativa de evitar a derrota, mas não teve êxito, até por conta da boa atuação do goleiro Rogério Ceni, que mostrou muita segurança durante os 90 minutos.