Sport

Ilha do Retiro

Sport fura bloqueio do Náutico e está a um empate do título pernambucano

Leão da Ilha pressionou o Timbu, teve melhores chances e venceu por 2 a 0

postado em 16/04/2014 23:56 / atualizado em 17/04/2014 01:04

Daniel Leal /Diario de Pernambuco , Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A.Press
Foi praticamente um replay das duas partidas vencidas pelo Náutico na Ilha do Retiro em 2014. Jogo truncado, brigado, por vezes nervoso, com o Timbu quase sempre fechado na defesa, apostando em uma única bola para silênciar o estádio. O script parecia seguir o roteiro predeterminado pelo técnico Lisca. Até os 19 minutos do segundo tempo. Foi quando Ailton achou Neto Baiano, que serviu Patric, que por sua vez fez o mar vermelho e preto explodir em alegria na noite desta quarta-feira. Em alívio por não ver o filme repetido. Em emoção generalizada quando Neto Baiano amplicou o placar. Em satisfação por sentir o Sport mais perto da taça de campeão pela 40º vez no centésimo Campeonato Pernambucano.

O 2 a 0 para o Leão foi comemorado como goleada na primeira partida da decisão do PE2014. Afinal, vencer por um ou por dez, tanto faz no regulamento deste Estadual. A vantagem agora é toda rubro-negra. Para ser campeão, o Náutico precisará vencer a partida da próxima quarta-feira,
Paulo Paiva/DP/D.A.Press
na Arena Pernambuco duas vezes: no tempo normal e nas penalidades. Assim fez com o Salgueiro nas semifinais. Há esperança do lado timbu. Há confiança, misto de humildade e certeza, por parte do Leão.

O jogo
O primeiro tempo de jogo foi do Náutico. Pelo menos, o resultado. Não porque o Timbu saiu vencedor, tampouco porque teve as ações da partida e as principais chances de abrir o placar. Não foi por isso. O 0 a 0 ao fim dos 45 minutos era o objetivo alvirrubro. E foi atingido. Ora por falhas e ineficiência do próprio Sport, que teve as melhoras chances, mas na maior parte das vezes por mérito timbu. Apesar de praticamente não passar do meio de campo, o time esteve bem postado. O Náutico praticamente anulou as jogadas do Leão com Patric pela direita. Marcado de perto, Neto Baiano passou despercebido.
 
Felipe Azevedo teve as melhores oportunidades de gol, aos 11, 13 e 43 minutos. Acabou parando em Alessandro, ou nas próprias limitações. Com o Timbu completamente recuado, por vezes com os 11 jogadores atrás do meio de campo, o gol rubro-negro chegou a ser iminente, questão de tempo, por volta dos 15 minutos. Na base da marcação, aos poucos, o Náutico foi minando essa pressão. Chegou a assustar Magrão com Zé Mário, em um chutaço de longe, aos 22 minutos. Foi o mais perto do gol que chegou o Alvirrubro.

No segundo tempo, a partida voltou ainda mais truncada. A proposta do Náutico era única: defender-se e busca a vitória em um jogo isolado. O Leão, ofensivo, tentava furar o bloqueio adversário como podia. Pelas pontas, pelo meio, tocando, lançando. Nada dava certo. Até aos 19 minutos. Neste momento o atalho achado: uma triangulação. De Ailton para Neto Baiano, pivô, ecorando para Patric. De primeira, para o gol. Para a explosão da torcida rubro-negra.

E ainda teve mais festa. Aos 39 minutos, Neto Baiano, recebeu passe perfeito do zagueiro Durval aos 39 minutos, matou a bola com categoria e fuzilou para as redes - com direito a “dancinha”. O Timbu ainda marcou um gol aos 43, com Marcelinho, que foi anulado erradamente pelo auxiliar Elan Vieira. Vitória do Leão por 2 a 0.

Ficha do jogo

Sport 2
Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa (Rithely, aos 38’ do 2º T), Aílton, Wendel (Renan Oliveira, aos 16’ do 2º T) e Felipe Azevedo (Ananias, no intervalo); Neto Baiano. Técnico: Eduardo Baptista.

Náutico 0
Alessandro; Jackson, Flávio, Leonardo e Raí; Dê, Yuri, Zé Mário e Marcos Vinícius (Vinícius, no intervalo); Paulo Júnior (Geovane, aos 26’ do 2º T) e  Leleu (Marcelinho, no intervalo). Técnico: Lisca.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Wilton Sampaio (DF). Assistentes: Elan Vieira de Souza (PE) e Wlademir de Souza Lins (PE). Gols: Patric (aos 19’ do 2º T) e Neto Baiano (aos 39’ do 2º T). Cartões amarelos: Ewerton Páscoa, Patric, Ferron (Sport), Zé Mário, Flávio (Náutico). Público: 26.173 pessoas. Renda: R$ 496.860,00

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press