Sport

Sport será único time da Série A a ceder jogador à Copa das Confederações

Eugenio Mena, do Sport, está na lista preliminar do Chile. Torneio começa em 17 de junho, na Rússia

postado em 25/05/2017 12:03 / atualizado em 25/05/2017 12:14

Paulo Paiva/DP

Com o anúncio da convocação de Portugal, nesta quinta-feira (25/5), todas as seleções que estarão na Copa das Confederações já divulgaram suas listas preliminares - cada técnico tem de escolher 30 jogadores para, no início de junho, elencar apenas 23 para a competição.

Será a primeira vez que o Brasil não disputará o torneio. O único representante sul-americano é o Chile, campeão da Copa América. Por isso, desta vez, a Série A do Campeonato Brasileiro não será prejudicada pela ausência de quem estiver na Copa ds Confederações.

O único jogar do Brasileirão no torneio deve ser o lateral-esquerdo Eugenio Mena, titular do Sport. Ele está na lista preliminar do técnico Juan Antonio Pizzi e dificilmente será cortado, pois apenas dois jogadores da posição foram convocados. O outro é Jean Beausejour, da Universidad de Chile, que passou pelo Grêmio em 2005.

Pizzi também convocou o meia Felipe Gutiérrez, que está com o Internacional na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Mena tem 50 partidas com a camisa do Chile. Gutiérrez jogou 32.

Neste ano, a Copa das Confederações será disputada na Rússia, de 17 de junho a 2 de julho, novamente como um prelúdio do Mundial. O Grupo A é formado por Rússia, Nova Zelândia, Portugal e México. No Grupo B, estão Camarões, Chile, Austrália e Alemanha.

Desfalque

Se confirmada a convocação, Mena perderá até sete jogos do Brasileirão caso o Chile chegue à decisão: Flamengo, Vasco, São Paulo, Vitória, Santos e Atlético-PR. Gutiérrez desfalcaria o Internacional contra Figueirense, Náutico, América-MG, Santa Cruz, Paraná, Brasil-RS e Boa Esporte.