Mais Esportes
None

ACIDENTE GRAVE

Depois da cirurgia, Lais Souza respira com ajuda e não move braços nem pernas

Brasileira treinava visando participação nas Olimpíadas de Inverno, em Sochi

postado em 29/01/2014 09:09

Gazeta Press

Divulgação/COB
Na madrugada desta quarta-feira, logo após a chegada do médico brasileiro Antonio Marttos Jr. a Salt Lake City, o Hospital da Universidade de Utah divulgou o primeiro boletim sobre o estado de saúde de Lais Souza, que sofreu um grave acidente quando esquiava na última segunda, nos Estados Unidos. E, de acordo com a nota, a brasileira encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica, sem conseguir mexer braços e pernas, e respirando com a ajuda de aparelhos.

Ainda segundo o boletim médico, a esquiadora sofreu um “trauma severo na coluna cervical”. “Lais foi submetida a tratamento cirúrgico para realinhar a coluna cervical. Lais está acordada, segue comandos, mas não pode mover seus braços e pernas neste momento e está com o auxílio de ventilação mecânica para respirar. Está sendo cuidada pela Dra. Holly Ledyard, neurointensivista, e pelo Dr. Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah”, diz o comunicado.

O médico brasileiro Antonio Marttos Jr, da Universidade de Miami, já se colocou à disposição do hospital para ajudar no que for preciso – o local é considerado uma referência neste tipo de lesão. Prova disto é que já tratou, inclusive, da jogadora de vôlei Jaqueline, que, em 2011, durante o Pan de Guadalajara, sofreu uma contusão na coluna vertebral.

“Lais terá uma longa recuperação à sua frente. Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível”, afirmou Marttos Jr.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) informou que a família de Lais está recebendo assistência direta. Passagens áreas e hospedagem foram oferecidas à mãe da esportista, Odete, que viajrá a Salt Lake City para acompanhar a recuperação da filha. Ela aguarda apenas a liberação do visto e deve embarcar ainda nesta quarta-feira.

O acidente:

Ex-ginasta, que soma participações nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008, Lais Souza mudou de esporte e passou a praticar o Esqui Livre no último ano. Ela estava em busca de uma vaga na disputa de Aéreos dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, quando sofreu uma torção na coluna depois de uma queda durante treino em Salt Lake City, na última segunda-feira. A equipe que acompanhava a brasileira tentou repor a coluna no lugar logo após o acidente, mas não conseguiu. Lais, então, precisou passar por uma cirurgia, e agora segue na UTI.