Mais Esportes
None

OLIMPÍADA

Bronze no Mundial de Pentatlo, Yane Marques é 1ª brasileira classificada para a Olimpíada

Atleta pernambucana foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres

postado em 04/07/2015 16:14 / atualizado em 04/07/2015 16:20

REUTERS/Mariana Bazo
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, Yane Marques é a primeira brasileira a conseguir classificação para o Rio'2016. Neste sábado, a pernambucana conseguiu a vaga olímpica ao terminar com a medalha de bronze o Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, disputado em Berlim (Alemanha).

Antes de Yane, outros atletas obtiveram índice para os Jogos Olímpicos, garantindo a qualificação para o Rio, uma vez que a convocação só será definida com o encerramento do período de obtenção de índices. Há sempre a possibilidade de mais de três atletas brasileiros fazerem índice para a mesma prova.

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela), por sua vez, antecipou a convocação de sete atletas, de cinco classes, que utilizarão os convites destinados ao país-sede.

O caso de Yane é diferente porque a vaga é nominal dela, obtida por ela ter sido uma das três primeiras do Campeonato Mundial. Caso ela se machuque, por exemplo, não poderia ser substituída por outra brasileira.

A pernambucana não conquistava um bom resultado desde o bronze no Mundial de 2013. Nesta temporada, vinha especialmente mal, sem obter nenhuma classificação entre as 10 primeiras em competição de alto nível. Yane guardou tudo para o Mundial de Berlim.

Neste sábado, abriu a final com o quinto lugar na natação, prova que é seu forte. Na esgrima, terminou em segundo. No hipismo, em que não costuma ir tão bem, acabou em 13.º.

Assim, chegou em segundo à prova combinada de tiro e corrida, que vinha sendo seu calcanhar de Aquiles na temporada. Yane, entretanto, conseguiu se segurar entre as primeiras. Perdeu apenas uma posição e acabou com o bronze, com 1.350 pontos, contra 1.343 da russa Donata Rimsate. O ouro foi para a alemã Lara Schoneborn, com a chinesa Qian Shen ficando com a prata.

A classificação de Yane pelo Mundial pode ajudar o Brasil a obter uma segunda vaga olímpica já nos Jogos Pan-Americanos. Em Toronto, estarão em jogo cinco credenciais, sendo uma obrigatoriamente para a melhor sul-americana não classificada. Priscila Oliveira é a 50.ª do mundo, quinze posições à frente da primeira argentina.

Tags: pentatlo rio2016 olimpíada vaga Yane Marques