Mais Esportes

Brasiliense Leomon Moreno é eleito melhor atleta paralímpico do ano

Terezinha Guilhermina ficou com o prêmio no feminino,o e Sérgio Fróes, também do DF, foi eleito no hipismo

postado em 10/12/2014 22:29 / atualizado em 10/12/2014 22:52

Rodrigo Antonelli - Enviado especial

Marcelo Régua/CPB/MPIX
 

Rio de Janeiro - O jogador de goalball (esporte para cegos) Leomon Moreno, 21 anos, venceu o Prêmio Paralímpicos 2014, na noite desta quarta-feira (10/12), no Rio de Janeiro. O brasiliense foi eleito o melhor atleta masculino do ano por voto popular e recebeu o principal prêmio da noite das mãos do ministro do esporte, Aldo Rebelo. Moreno foi o líder da seleção brasileira que venceu o Mundial da modalidade pela primeira vez na história. Sérgio Fróes, também do DF, conquistou o prêmio de melhor atleta do hipismo, pelas duas pratas em torneios na Holanda e na Grã-Bretanha.

Leomon é o primeiro atleta que não é de natação ou atletismo a vencer o prêmio paralímpico mais importante do país. Ele concorria com Daniel Dias, multicampeão da natação, e Ricardinho, campeão mundial com a seleção de futebol de 5, em Tóquio. "A campanha foi forte, estou muito feliz com o prêmio", disse o jogador, artilheiro do Mundial com 51 gols em 10 jogos. "É uma grande conquista para mim e também para o goalball. Acredito que esse prêmio vai mostrar às pessoas o que é o goalball, vai deixar a modalidade mais conhecida e as pessoas vão se interessar", acredita.

Para ele, o título mundial coloca a equipe brasileira como forte candidata ao ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016. "Mandamos o recado de que estamos aí para vencer. A equipe vem fazendo um grande trabalho de olho na Paralimpíada aqui em casa", completou.

No feminino, Terezinha Guilhermina, do atletismo, foi escolhida a melhor atleta feminina da temporada pela terceira vez. Ela concorria com a halterofilista Márcia Menezes e a mesa-tenista Bruna Alexandre. "Queria agradecer ao meu guia Guilherme Santana. Sem ele, nada disso seria possível. Os olhos dele são os meus. Parabéns a todos, indicados e não indicados. Um dia, vocês podem estar aqui", disse a vencedora.

Outro prêmio para o DF
No hipismo, Sérgio Fróes de Oliva foi eleito o principal atleta do ano pelos bons resultados em importantes competições internacionais. Ele ficou com a prata em disputas na Holanda e na Grã-Bretanha. "Agradeço à Confederação de Hipismo, ao CPB e, principalmente, aos meus familiares e amigos por esse prêmio. Foi um ano de muita dedicação e que acaba coroado dessa maneira. Muito bom", disse o brasiliense, que treina no Country Clube de Brasília.