Mais Esportes

HANDEBOL

Catar vence a Polônia e se torna primeiro não europeu a alcançar final do Mundial

Em jogo de arbitragem polêmica, donos da casa quebraram tabu ao bater a Polônia por 31 x 29 e agora esperam vencedor de Espanha x França

postado em 30/01/2015 15:28

Rodrigo Antonelli /Correio Braziliense

AFP PHOTO / AL-WATAN

Doha (Catar) – Catar e Polônia entraram em quadra, nesta sexta (30/1), pela semifinal do Mundial de handebol, com currículos bem diferentes. Medalhista mundial três vezes (prata em 2007 e bronze em 1982 e 2009), a Polônia jogava para voltar à final do torneio após oito anos, enquanto a pouco tradicional seleção do Catar buscava, sem pressão, se tornar a primeira equipe de fora da Europa na história a alcançar a decisão do Mundial. E foi a anfitriã que se deu melhor.

Comandada pelos naturalizados Danijel Saric (bósnio) e Rafael Capote (cubano), melhor goleiro e maior goleador da partida, respectivamente, a seleção da casa venceu os europeus por 31 x 29 e entrou para a história, carimbando a classificação para a final de domingo (2/2). Mas o jogo não foi fácil. No primeiro tempo, a Polônia começou melhor e dominou completamente os cataris por 20 minutos.

A diferença de dois ou três gols foi sempre controlada pelos poloneses e o Catar, apesar de muito eficiente no ataque, parecia que não conseguiria ficar à frente no placar antes do intervalo. Porém, em momento de brilho do cubano Rafael Capote, que desertou durante os Jogos Panamericanos do Rio-2007, a seleção da casa se aproximou e virou o placar, aos 22 minutos da etapa inicial. Na sequência, o Catar não teve dificuldades para abrir vantagem, com boas defesas do goleiro Saric e erros da Polônia no ataque. O primeiro tempo terminou com vantagem de três gols para os cataris: 16 x 13.

Na volta do intervalo, a "seleção de plástico" do Catar, como foi apelidado o time de naturalizados, continuou dando as cartas e chegou a abrir cinco gols de vantagem para a Polônia, com jogadores vibrando muito dentro de quadra e grande apoio da torcida. A disputa gol a gol deixou a torcida tensa até os 29 minutos de jogo, quando, em saída de bola errada, a Polônia entregou um ataque para o Catar e o time conseguiu fazer 31 x 29, resultado final. Ao fim da partida, os jogadores da Polônia aplaudiram ironicamente a dupla de arbitragem.

Agora, o Catar espera o vencedor do duelo entre França e Espanha, nesta sexta, às 16h (de Brasília), para conhecer seu adversário da final, marcada para domingo (2/2). As duas seleções são as únicas invictas da competição até agora e prometem duelo equilibrado. Nos últimos jogos, foi a França quem se deu melhor sobre os espanhóis, com vitórias na Olimpíada de Londres-2012 e também na Eurocopa do ano passado.