Mais Esportes

FUTEBOL

Parceria da Fundação Assis Chateaubriand com Real Madrid beneficia jovens carentes

Brasília é a primeira cidade do país a receber o programa do clube espanhol

postado em 09/06/2016 11:26 / atualizado em 09/06/2016 11:46

Maria Eduarda Cardim - Especial para o Correio

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Duzentas crianças e jovens, de 8 a 17 anos, de comunidades carentes de Brasília receberão uma bolsa de estudos na clínica de treinamentos da Fundação Real Madrid. O projeto é uma parceria com a Fundação Assis Chateaubriand.

Os contemplados de sete centros olímpicos — São Sebastião, Samambaia, Riacho Fundo 1, Sobradinho, Estrutural, Ceilândia (Setor O e Parque da Vaquejada) — serão escolhidos por meio de sorteio para participar das aulas.

Durante cinco dias, treinadores ensinarão em Brasília técnicas e metodologias do clube espanhol. Professores e funcionários da fundação darão apoio durante os treinos.

A parceria entre as organizações surgiu da visão em comum de trabalhar o esporte como uma reflexão social. A Fundação Assis Chateaubriand realiza projetos esportivos que promovem atividades regulares nos centros olímpicos. Segundo Mariana Borges, superintendente executiva, a prática da atividade esportiva é uma oportunidade de desenvolver valores, como disciplina e trabalho em equipe. José Manuel Loureiro, diretor da InterSport Brasil, representante da Fundação Real Madrid no país, concorda. “Queremos garantir um futuro melhor para crianças e jovens. Muitos deles vão guardar essa experiência por anos”, comenta.

O ex-jogador do clube espanhol e do Flamengo Sávio Bortolini Pimentel é parceiro e diretor técnico do programa de treinamentos. Ele vê a experiência como positiva, apesar de atingir uma quantidade limitada de crianças. “Não temos como expandir esse número. Imagino como elas devem estar se sentindo, pois também cresci esperando oportunidades”, conta o ex-atleta, que estará presente nas aulas.

Brasília é a primeira cidade do país a receber o programa. Depois haverá clínicas em Florianópolis, Fortaleza e Recife.