Mais Esportes

TRIATLO

Seis anos após ser suspensa por doping, Mariana Ohata volta a competir

A triatleta brasiliense completou percurso em 4h47min e poderia ter ficado com o terceiro lugar da categoria elite

postado em 24/04/2017 15:30 / atualizado em 24/04/2017 16:46

Luis Tajes/CB/D.A Press

Após passar seis anos afastada das competições por ter sido suspensa por doping, a brasiliense Mariana Ohata voltou a competir em uma grande prova da modalidade no último domingo (23/4). A atleta participou do Challenge Cerrado, realizado durante o fim de semana, na capital. Apesar de ter se inscrito como amadora na prova por opção, a brasiliense fez o tempo de 4h47min31s e poderia ter subido no terceiro lugar do pódio da categoria elite.

Divulgação
Para Mariana, a competição serviu para ganhar ritmo de prova novamente. “Na verdade, eu vim com outro foco. Estou me preparando para o Ironman. Bateu um arrependimento, mas na próxima vez eu me inscrevo no profissional”, afirmou, por meio de assessoria de imprensa. A atleta não atendeu às ligações.

Antes de ser banida em uma etapa da Copa do Mundo em Iowa, nos Estados Unidos, em 2009, Mariana já tinha enfrentado mais um escândalo de doping em 2002, nos Jogos Sul-Americanos. Na época, ela apresentou justificativa e foi inocentada, após cumprir suspensão preventiva de 60 dias. A atleta já disputou os Jogos Olímpicos de Sydney, Atenas e Pequim e foi seis vezes campeã brasileira de triatlo.

Superação

Outra superação conquistada durante a competição que começou sábado (22/4) foi a de Samuel Bortolin, 28 anos. O Correio contou a história do atleta com paralisia cerebral que veio à Brasília conquistar o sonho de completar uma prova de triatlo. Samuel concluiu o percurso sprint de 750m de natação, 20km de bicicleta e 5km de corrida em 3 horas e 29 minutos.