Mais Esportes

Brasília sedia corrida de aventura com trilha, mountain bike e canoagem

A prova, marcada para o próximo domingo, está em sua segunda edição

postado em 07/06/2017 15:00 / atualizado em 07/06/2017 14:45

Caixa Brasília Outdoor Adventure/Divulgação
 
Se uma prova de triatlo, com corrida, ciclismo e natação, pode ser difícil e complicada para alguns, uma competição que envolve corrida de aventura, mountain bike e canoagem parece mais desafiadora ainda. Essa é a proposta do Caixa Brasília Outdoor Adventure, marcada para o próximo domingo (11/6), em Brasília. O evento está na segunda edição e reúne disputas individuais, em duplas ou em quartetos.
 
A servidora pública Jaqueline Lourenço, 44 anos, é uma das inscritas na prova. Ela vai disputar a prova ao lado da amiga Daniela Cabral, 48 anos. Jaqueline foi influenciada pelo namorado Abdon Jordão, 45 anos, que teve a ideia de participar da prova pela primeira vez. Abdon vai competir sozinho na prova de 60km. Já Jaqueline e Daniela preferiram o percurso menor de 20km.
 
“Eu cheguei a pensar em fazer a prova sozinha, mas para a primeira vez seria muito extensa”, conta. Logo, a ideia foi chamar a amiga de treinos. Daniela e Jaqueline se conhecem há nove anos na academia e desde então treinam e correm juntas. ‘Já temos o costume de fazer meia maratona e provas de rua, mas nunca fizemos nenhuma desse tipo”, afirma. Além de convidar a amiga, Jaqueline influenciou também a filha de 19 anos que se inscreveu para fazer a prova com o namorado.
 
Para ela, as dificuldades são diversas. Segundo ela, apesar das corridas de rua cansarem, a competição tem muitos detalhes que precisam de atenção. “São vários obstáculos que você não encontra em uma corrida normal. O cansaço vem mais fácil”, explica. Uma das maiores dificuldades é orientação necessária no percurso que não é demarcado. Somente no sábado as equipes recebem um mapa em que estão marcados os postos de controle que cada categoria deve passar.

Segunda edição

Logo, cabe a equipe escolher o caminho e montar uma estratégia. De acordo com um dos fundadores da prova Pedro Lavinas, 37 anos, a surpresa do local faz parte da prova. “Não podemos contar antes para que as equipes não visitem o local e se preparem antes. O lado mental é tão importante quanto o lado físico”, analisa. O engenheiro pratica a corrida de aventura desde 2009 e trouxe o esporte para a capital ano passado.
 
A ideia veio de treinamentos realizados no cerrado. “Brasília tem uma história de equipes de corrida de aventura, mas não tinha uma prova própria”, Este ano a corrida, que está na segunda edição, teve 102 equipes inscritas, totalizando 180 pessoas. A novidade está na inclusão do rapel. Tantos os inscritos no percurso de 20km, quanto os que vão percorrer 60km, vão poder realizar a modalidade que é parte opcional do trajeto.


Veja como foi um pouco da corrida ano passado:

Programe-se
2º Caixa Brasília Outdoor Adventure
Onde:
local será divulgado na quinta-feira
Quando: 11 de junho de 2017, a partir das 7h