Mais Esportes

CICLISMO

Fernanda Venturini e sócias trazem maratona de ciclismo ao Brasil

Ex-levantadora de vôlei organiza primeiro Gran Fondo NY no Brasil, em agosto; e contará com a participação do marido, Bernardinho, na prova

postado em 10/07/2017 15:19 / atualizado em 10/07/2017 16:14

Considerada uma das principais levantadoras do vôlei mundial, a ex-jogadora Fernanda Venturini é uma das quatro mulheres responsáveis por trazer ao Brasil uma maratona de ciclismo que atrai participantes de várias partes do mundo. Após se aposentar das quadras, a medalhista olímpica de bronze nos Jogos de Atlanta-1996 descobriu uma nova paixão: pedalar. Agora, junto das sócias, ela assume papel de empresária para integrar o país ao Gran Fondo NewYork. A prova nacional será disputada em Conservatória, distrito no sul do Rio de Janeiro, em 6 de agosto.

Ivo Gonzalez/GFNY Brasil


A ideia do empreendimento nasceu de uma conversa informal do quarteto, formado ainda por Luisa Jucá e Rita Almeida, com larga experiência em organização de provas de ciclismo, e Ana Paula Cavalcanti, que já havia disputado a Gran Fondo NY. Partiu de Ana Paula a ideia de enviar um e-mail à organização da competição nos EUA para saber sobre o interesse de trazê-la
ao Brasil. No mesmo dia, a resposta era positiva.

"Ninguém imaginou que quatro mulheres podiam fazer uma organização desse porte, mas a competição no Brasil atingiu os mil inscritos. Tivemos muitas dificuldades com patrocínios, não conseguimos nada com o governo. O país passa por uma fase bem complicada", lamenta Venturini. Antes delas, oito empresários haviam tentado trazer a competição para o Brasil, segundo o quarteto.

"Isso de serem quatro mulheres com certeza ajuda a aumentar o interesse das meninas no esporte", avalia Luisa Jucá. Ela ressalta que, na competição, as mulheres correm os mesmos percursos em quilometragem e recebem a mesma quantia de premiação que os homens. "Isso também faz diferença", orgulha-se, sem deixar de criticar que a desigualdade de gênero afeta o esporte e o trabalho de organizadoras de eventos esportivos. "Se fôssemos homens,nos receberiam de outra forma. Vivemos em um universo completamente machista e nós somos uma minoria por ter espaço no esporte", critica.

A prova 


O Gran Fondo à brasileira será composta por dois percursos na Serra da Beleza, também conhecida como o Vale do Café, no distrito de Conservatória: um de 72km, outro de 160km. O público-alvo da competição é o ciclista amador. Mesmo assim, o diferencial é que a organização busca promover um ambiente muito próximo ao dos profissionais que praticam a modalidade. O evento simula um gran fondo italiano, com largada em massa e resultados baseados nos tempos gerais. O Gran Fondo Brasil tem limite para 1.200 inscrições. O país será o 14º a receber a prova. 

Bernardinho confirmado na prova de 160km 


Divulgação/GFNY Brasil
O interesse de Fernanda Venturini pelo ciclismo foi despertado pelo marido, o técnico Bernardinho, que ganhou seis medalhas olímpicas no comando das Seleções Brasileiras feminina e masculina de vôlei. “Comecei a pedalar desde que eu parei de jogar, há uns cinco anos. O Bernardo já pedalava na academia e, então, fomos para a rua”, conta. 

Neste período, o envolvimento com o ciclismo se intensificou.O casal é sócio de uma loja do setor e se sente totalmente enturmado com outros praticantes. "Os amigos todos pedalam, conhecemos todo mundo, participamos das festas, vamos às competições", diz Venturini.

Na primeira temporada livre das atribuições de treinador da Seleção masculina após 16 anos no cargo, Bernardinho tem se dedicado ao ciclismo. Após ter sido vice-campeão do Mundial de Clubes com o Rio de Janeiro, em maio, o técnico participou do Gran Fondo New York e da Maratona de Dolomitas, na Itália. No Brasil, o multicampeão se inscreveu para pedalar a prova de 160km.


Serviço

Gran Fondo NY Brasil
Quando: 6 de agosto de 2017
Onde: Conservatória, Rio de Janeiro
Percursos: 72 km e 160 km
Inscrições: R$ 860 pelo site www.gfnybrasil.com. Há também opções de pacotes com hotel incluído.