Mais Esportes

MUNDIAL DE JUDÔ

David Moura é prata e Baby, bronze no Mundial de judô de Budapeste

Com mais dois pódios, Brasil fecha disputas individuais em 4º lugar geral

postado em 02/09/2017 16:12 / atualizado em 02/09/2017 17:19

ATTILA KISBENEDEK/AFP

O Brasil abocanhou mais duas medalhas no Mundial de judô de Budapeste neste sábado (2/9). E os dois com os peso-pesados David Moura e Rafael Silva (o Baby) — com prata e bronze, respectivamente. Embora a predominância no pódio da categoria acima de 100kg tenha sido brasileira, o ouro ficou com o francês Teddy Riner, que segue imbatível há 134 lutas. 

Tem sete anos que o francês bicampeão olímpico não sabe o que é perder. A última derrota de Teddy foi no dia 13 de setembro de 2010, quando o japonês Daiki Kamikawa o venceu na final do Mundial Absoluto. Neste sábado, Teddy chegou ao oitavo título mundial — isso sem contar o campeonato mundial absoluto de 2008, que ele também ganhou. 

Aos 30 anos, o brasileiro David Moura disse ter chegado muito perto do ouro e ressaltou que ainda tem alguns anos para ganhar do francês. Número 1 do ranking mundial, David estreou na competição com um ippon sobre o sérvio Zarlo Kulum, aplicado em apenas 30 segundos de combate. Depois, achou um waza-ari contra o Aliaksandr Vakhaviak e aplicou o mesmo golpe para derrubar o mongol Tuvshinbayar Naidan e se classificar à semifinal. 

A vaga para a final foi conquistada após um ippon sobre o húngaro Barna Bor, que lutava em casa. A decisão diante do francês bicampeão olímpico foi para o golden score e levou 5 minutos e 49 segundos até o adversário aplicar um ippon sobre o brasileiro para conquistar o oitavo título mundial do currículo.

Baby ganha a terceira medalha em mundial

Baby já havia sido medalhista de prata no mundial do Rio, em 2013, e de bronze na edição de Chelyabinsk, em 2014. Em Budapeste, ele começou bem a competição, com um ippon sobre o judoca Ushangi Kokauri, do Azerbaijão. Na sequência, o brasileiro passou pelo romeno Daniel Natea com um waza-ari  e pelo tunisiano Faicel Jaballah com um ippon. Na quartas, encontrou o francês Teddy Riner e foi derrotado por um ippon, após sofrer dois waza-aris e ser imobilizado por 20 segundos. 

Na repescagem, Baby encarou o austríaco Daniel Allerstorfer. A luta foi decidida no golden score, depois de o adversário sofrer a terceira punição e perder a luta. Na disputa pelo bronze, o brasileiro pegou o húngaro Borna Bor, que estava com a torcida toda a seu favor. Foram mais de 6 minutos de combate, que novamente foi para o golden score, mas Baby se garantiu no pódio após o húngaro tomar o segundo shido e perder a luta.

Maria Suelen e Luciano Corrêa sem medalhas

Maria Suelen (+78kg) e Luciano Corrêa (-100kg) deixaram o Mundial de Budapeste sem subir ao pódio. A judoca perdeu na segunda luta. Após vencer a argelina Sonia Asselah, a brasileira caiu diante da chinesa Yu Song, medalha de bronze nos Jogos Rio 2016 e atual campeã mundial. Maria Suelen sofreu um ippon. Já o veterano Luciano Corrêa perdeu logo na estreia para o britânico Benjamin Fletcher, com um waza-ari no golden score.

Brasil em quarto lugar no Mundial

As disputas individuais do Mundial de Budapeste terminaram com o Brasil na quarta colocação do quadro geral de medalhas. Ao total, foram conquistadas quatro medalhas: um ouro (Mayra Aguiar), uma prata (David Moura) e dois bronzes (Érika Miranda e Rafael Silva). A liderança, com folga, é do Japão. O país levou sete ouros, quatro pratas e um bronze. Seguido pela França, com dois ouros e um bronze. Em terceiro geral, ficou a Mongólia, com um ouro, uma prata e quatro bronzes. Neste domingo (3/9), é o último dia do Mundial, com a disputa por equipes mistas, uma novidade no torneio.