Mais Esportes

KARATÊ

Sem recursos, karatecas brasilienses podem ficar fora de torneio no Japão

Atletas convidados para competir reclamam da demora da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer

postado em 16/10/2017 17:43

Carlos Moura/CB/D.A Press
Nove karatecas brasilienses foram convidados para disputar um torneio no Japão, em novembro. Apesar do convite, a ida dos brasileiros para o país referência na modalidade ainda está sub júdice. Sem recursos financeiros, os atletas selecionados reclamam da burocracia da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal.

Em agosto deste ano, assim que receberam o convite da Federação Karateka de Okinawa, ilha mais ao Sul do Japão, os convidados entraram com um pedido de apoio junto ao Compete Brasília, programa da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, que visa incentivar a participação de atletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais. O pedido dos karatecas em questão foi homologado no dia 13 de agosto.

Apesar do pedido ter sido feito, os atletas alegam que, até o início deste mês, o processo não havia sido movimentado. "Nosso processo ficou completamente parado. Se em agosto eles nos falassem que não dava, buscaríamos outras maneiras de ir. Agora já está em cima, fica caro demais", diz Vitor Araújo, um dos karatecas convidados pelos japoneses.

Ao todo, foram nove atletas chamados para o torneio em solo japonês. Segundo Vitor Araújo, o torneio é uma oportunidade de estreitamento de laços entre os países. "Trata-se da sede dos próximos Jogos Olímpicos, é um evento grandioso. Essa indefinição é um desrespeito com eles, que nos convidaram", lamenta.

A secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, disse que o pedido ainda está sendo avaliado. "Nós temos que analisar, sou obrigada a olhar para todos os esportes, tem modalidade que não foi contemplada neste ano, preciso agir com justiça", diz, ao admitir que alguns processos sofrem com a lentidão, principalmente pela falta de recursos humanos na secretaria. 

Ainda segundo Leila Barros, alguns pedidos de apoio para o mês de outubro ainda estão em análise. "Estamos vendo situações deste mês ainda. Mas, adianto que talvez eu não consiga levar nove atletas, mas talvez uns 4. São passagens para o Japão, não são baratas. Temos que ser cautelosos, pois vivemos uma época de crise", explica a secretária.

Caso os atletas consigam ir para o Japão, as disputas ocorrerão entre os dias 6 e 24 de novembro. A Federação Karateca de Okinawa garante hospedagem e alimentação para os atletas brasileiros.
 
Carta enviada aos karatecas de Brasília 
 
Reprodução/Internet