OLIMPÍADAS 2016

Começa nesta terça a primeira etapa de compra de ingressos para os Jogos do Rio com fase de pedidos

Site deve abrir sessão às 14h, mas solicitações podem ser feitas até o fim de abril

postado em 31/03/2015 10:04 / atualizado em 31/03/2015 12:36

Jéssica Raphaela /Correio Braziliense

AFP PHOTO / THOMAS COEX
Ainda faltam 493 dias para os Jogos de 2016, mas o torcedor já pode se sentir mais perto dos maiores ídolos do esporte olímpico. Começa hoje a fase de solicitação de ingressos para o evento. A vibração, por enquanto, não é para os atletas, e sim para o sorteio de bilhetes. Os brasileiros farão o pedido e entrarão para a loteria, que terá o primeiro resultado divulgado em junho. Não é preciso pressa, a solicitação pode ser feita hoje ou no fim de abril, e a chance será a mesma.

Serão cerca de 5 milhões de entradas destinadas a brasileiros (2,1 milhões a estrangeiros), que podem fazer a escolha entre 42 modalidades, além da cerimônia de abertura e de encerramento dos Jogos. As opções são muitas — de futebol a hóquei sobre a grama — e os preços, variados: vão de R$ 40 a R$ 4,6 mil. Mas os esportes preferidos ficaram evidentes. Vôlei, futebol, natação, atletismo e basquete foram os mais desejados na fase de cadastro, aberta em janeiro.

Ver a Seleção Brasileira de vôlei feminino buscando o tricampeonato olímpico é uma das esperanças do brasiliense Gustavo Rodrigues. O analista de sistema, 28 anos, é apaixonado por esporte e está estudando o calendário dos Jogos para também poder presenciar Neymar e Marta em campo, Usain Bolt na pista de atletismo e Ricardo e Emanuel no vôlei de praia. “Quero muito ver as meninas do handebol também, mas depende do sorteio. Vou ficar aqui na torcida”, comenta.

Há ainda os que querem assistir a modalidades menos disputadas pelo público. O professor de educação física Carlos Eduardo Silva pretende conferir provas de ciclismo. “Vai ser incrível ver os melhores do mundo no esporte que eu pratico”, diz o candango, que planeja levar o filho e a mulher com ele ao Rio de Janeiro. Carlos espera ter sorte desta vez, já que na Copa do Mundo ficou sem ingressos. “Todos os meus amigos foram sorteados, menos eu. Espero que a sorte volte para o meu lado agora”, brinca o professor.

A chance de ver pelo menos uma disputa no Rio é alta. São mais de 700 sessões disponíveis, entre cerimônias de abertura e encerramento, duelos esportivos e conjuntos de competições (caso do atletismo e da natação, que têm várias provas no mesmo dia). Os interessados poderão reservar até 20 sessões, no limite de seis ingressos para cada uma delas. Feito isso, será hora de torcer e esperar o resultado dos sorteios. Após essa fase, haverá ainda venda on-line direta e nas bilheterias do Rio. Pessoas que moram no exterior comprarão direto nos revendedores de seus países.

É possível aproveitar algumas competições sem gastar dinheiro com ingressos. As provas de maratona, triatlo, ciclismo de estrada, maratona aquática e remo são abertas ao público. Será a oportunidade de ver, por exemplo, atletas como a campeã mundial de maratona aquática, Poliana Okimoto. Além das disputas olímpicas, a venda de 1,8 milhão de ingressos para as Paralimpíadas, que ocorrem logo depois, entre 7 e 18 de setembro, também começa hoje.