Rio-2016

Americano desafia COI: "Pago a despesa de quem levar filhos para nadar no Rio"

Mike Greenberg criticou condições para os nadadores

postado em 27/01/2016 12:52 / atualizado em 27/01/2016 12:58

Em um vídeo de 15 segundos que viralizou no Twitter, as autoridades do Comitê Olímpico Internacional foram desafiadas pelo apresentador americano Mike Greenberg a levar membros da família para nadar nas águas poluídas do Rio de Janeiro, que serão utilizadas nas competições dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Se qualquer membro do COI levar seus filhos para nadar nessa água e eu puder mandar uma equipe de TV, eu pago todos os gastos”, desafiou. O link já foi compartilhado quase três mil vezes pelos usuários da rede social.

De acordo com a crítica de Greeny, como é conhecido o apresentador, ao marcar competições para locais poluídos, o COI força atletas a escolher entre a integridade física e o sonho olímpico. “Todo atleta deveria ter condições de disputar a olimpíada sem colocar em risco a saúde”, completou Greenberg, no programa Mike & Mike da ESPN americana.

Durante a provocação, a tela do apresentador foi coberta por imagens de águas extremamente poluídas, sem especificar quais seriam os supostos locais de prova. A Baía da Guanabara — um dos pontos mais críticos da Rio 2016 — não aparece entre as cenas usadas pelo programa, que mostra esgotos a céu aberto em endereços indefinidos. O Comitê Olímpico Internacional ainda não se manifestou sobre o desafio de Greenberg.