Revezamento da tocha em Brasília esquece três medalhistas olímpicos da capital

No lugar deles, foram "convocados" jornalistas, artistas e diplomatas

postado em 29/04/2016 11:24 / atualizado em 29/04/2016 11:37

Vítor de Moraes /Correio Braziliense

REUTERS/Toru Hanai

Mais de 100 nomes foram anunciados pelo Governo de Brasília como condutores da tocha olímpica na capital, na próxima terça-feira (3/5). Alguns representam bem o espírito olímpico, como Joaquim Cruz (atletismo), Ketleyn Quadros (judô), Paula Pequeno e Leila Barros (vôlei), Lúcio (futebol) e Pipoka (basquete). Nessa enorme lista, porém, o governo deixou de fora brasilienses com medalha no currículo.

Dos sete atletas nascidos na capital federal, três ficaram ausentes: Ricarda e Tandara (vôlei) e Grazielle (futebol). A primeira foi bronze em Sydney-2000. Tandara, hoje no Minas, conquistou o ouro em Londres-2012, e Grazielle trouxe a prata de Atenas-2004. Outros importantes representantes do DF não fazem parte do grupo, como o marchador Caio Bonfim e o maratonista Marilson Gomes.

Além de indicações do próprio GDF, o rol de condutores tem designações de patrocinadores. Entre os escolhidos há ex-atletas, artistas, jornalistas, apresentadores, diplomatas. Nomes como Sebastian Fest, repórter do jornal argentino La Nación; Poliana Abritta, apresentadora do Fantástico, da TV Globo; Raffaele Trombetta, embaixador da Itália; e Roberto Menescal, músico brasileiro.

“Os critérios de escolha dos condutores foram representatividade para o DF, medalhas conquistadas em Jogos e participações”, definiu Leila Barros, medalhista de ouro e atual secretária de Esporte do GDF. Ricarda — subsecretária de Políticas do Esporte e Lazer —, Tandara e Grazielle preenchem ao menos um deles.

Em nota ao Correio, a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer informou que os nomes “foram sugeridos pelas federações e confederações respectivas de cada modalidade esportiva”. De acordo com a pasta, o Comitê Rio 2016 analisou o perfil dos indicados e, dessa forma, o governo local “não deteve o poder final de decisão”. Sobre as brasilienses ausentes da lista, a secretaria “reconhece e valoriza a importância de todos os atletas que de alguma forma levaram o nome de Brasília para o mundo, motivo de grande orgulho para a cidade”.

O governador Rodrigo Rollemberg informou que 143 pessoas passarão por Brasília com a tocha olímpica, mas, até agora, da lista constam 115 nomes. O restante deve ser preenchido pelo Comitê Rio-2016.