Tênis

Thomaz Bellucci elimina Nishikori e quebra jejum de seis anos sem bater top 5

Oitavas terão confronto inédito entre os melhores brasileiros da modalidade

postado em 21/02/2017 21:05 / atualizado em 21/02/2017 21:14

Melhor tenista do Brasil no ranking da ATP, o paulista Thomaz Bellucci entrou em quadra como azarão diante do japonês Kei Nishikori, na estreia do Rio Open, na noite desta terça-feira (21/2). Apesar das previsões favoráveis ao asiático, número 5 do ranking mundial, o brasileiro, número 76, venceu por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 6/3) e se classificou para as oitavas de final.

Kena Betancur/AFP
Bellucci não vencia um tenista do top 5 desde maio de 2011, quando bateu o britânico Andy Murray por 2 sets a 0, no Masters de Madri. Na ocasião, tinha 23 anos. Hoje, tem 29. De quebra, o brasileiro encerrou uma série de 22 derrotas seguidas diante de adversários do top 10.  

No jogo contra Nishikori, encerrado em 1 hora e 20 minutos, Bellucci começou demonstrando bastante disposição e atuando de igual para igual. Perfeito nos saques, o brasileiro conseguiu quebrar um serviço do japonês e garantiu o suficiente para se sobressair e fechar o primeiro set em 6/4.

O brasileiro iniciou a segunda parcial ainda em alto nível, conseguindo quebrar um saque adversário logo no primeiro game. Bellucci, porém, perdeu fôlego e viu o adversário também efetuar uma quebra na sequência. Apesar da dificuldade, ele aproveitou o embalo da torcida e voltou a quebrar um saque de Nishikori para abrir vantagem e chegar a 5/3. Com um último game apertado, o brasileiro precisou de quatro match points, porém, conseguiu fechar a partida em 6/3 para eliminar o principal cabeça de chave do torneio.

Na próxima fase do Rio Open, Bellucci enfrentará o número 2 do país, o cearense Thiago Monteiro, 22 anos, que venceu o português Gastão Elias na estreia. Thiago ocupa a 85ª posição no ranking mundial. Eles nunca se enfrentaram. O Aberto do Rio de Janeiro é o maior torneio de tênis da América do Sul.