Vôlei
None

MUNDIAL DE VÔLEI

De virada, Polônia vence Seleção Brasileira e derruba último invicto do Mundial de Vôlei

Sem Murilo, poupado por um estiramento, equipe de Bernardinho até saiu na frente

postado em 16/09/2014 18:07 / atualizado em 16/09/2014 19:34

Gazeta Press

REUTERS/Tomasz Stanczak/Agencja Gazeta
O Brasil perdeu a invencibilidade no Mundial de Vôlei. Na tarde desta terça, a anfitriã Polônia venceu a Seleção de virada, por 3 sets a 2, e derrubou o último invicto da competição. Sem Murilo, poupado por um estiramento na coxa, a equipe de Bernardinho até saiu na frente, mas sucumbiu à pressão da torcida e à força dos adversários e foi derrotada em Lodz.

O JOGO No primeiro set, o Brasil começou na frente com Lucarelli explorando o bloqueio adversário. Com bons saques de Vissoto e bloqueio funcional de Sidão, o Brasil abriu 7 a 3, obrigando o técnico polonês a pedir tempo. Lucão manteve boa sequência de saques e o Brasil aumentou a vantagem, chegando a 15 a 9. Mas na sequência, os ataques do adversário encaixaram e a Polônia encostou no placar. Bernardinho pediu tempo, mas não adiantou. O Brasil mantinha a vantagem mínima, mas a cada ponto brasileiro, os poloneses devolviam a gentileza. Até que Klos parou Lipe na rede e deixou tudo igual. Vissoto também ficou no bloqueio e a Polônia assumiu a vantagem por 19 a 18.

A Polônia abriu três pontos de vantagem. Vissoto descontou, mas Lucarelli errou o saque e deixou a equipe a dois pontos de fechar o set. Um ace de Bruninho colocou o Brasil na briga novamente, mas um erro de saque de Vissoto deu a parcial aos adversários em 25 a 22.

A equipe verde-amarela voltou mais forte no segundo set. A Polônia saiu na frente com bola fora de Lipe, mas também cometeu erros e deixou o Brasil virar. Bruninho encontrou Lucão, que cravou a bola na quadra adversária. Lucarelli aparecia sólido no bloqueio e o Brasil abriu vantagem de 12 a 8. Os comandados de Bernardinho mantiveram uma distância folgada no placar (16 a 11), mas os poloneses se aproximaram e diminuíram para 20 a 19. Receoso de repetir o episódio do primeiro set, Bernardinho usou bem os pedidos de tempo e administrou a vantagem. Lipe brilhou no bloqueio e garantiu pontos decisivos. No último ponto, o atleta explorou o bloqueio dos anfitriões e fechou o set em 25 a 22.

O terceiro set não teve sustos para o Brasil. O time se manteve na frente durante todo o período e chegou a abrir vantagem de 16 a 8. A bola polonesa não passava pelo paredão formado pelo bloqueio brasileiro e a Seleção abriu 20 a 11. Um ace de Sidão fechou o set de maneira espetacular.

Com um início equilibrado, Brasil e Polônia trocaram liderança no quarto set, mas logo os poloneses - estimulados por uma torcida que não parava de cantar -, cresceram e viraram a partida, sem dar chance para os brasileiros. O placar de 11 a 10 se transformou em 13 a 15 e a equipe não saiu mais da liderança, fechando o set por 25 a 18 com ace dos poloneses.

O tie-break foi dramático. A Polônia começou esmagando o Brasil por 7 a 2, mas com dois pedidos de tempo bem usados por Bernardinho, o Brasil se recuperou. Com ataques importantes de Lipe, Vissoto e Lucão, o Brasil chegou deixou tudo igual (7 a 7). Vissoto explorando o bloqueio e dois pelos ataques de Lipe, o Brasil se recuperou e chegou a empatar em 7 a 7. Com bloqueio caprichado de Lucarelli, o Brasil passou na frente em 12 a 11. A bola ia fora, mas encostou em Lucarelli e a Polônia deixou tudo igual novamente. Lucão não conseguiu passar pelo bloqueio e os anfitriões tomaram a dianteira (13 a 12). No lance seguinte, Lucão cravou a bola no chão e empatou o jogo. Lucarelli errou o saque e a Polônia ficou a um ponto da vitória. Lucão, com ataque indefensável, deixou tudo igual (14 a 14). Lucão sacou bem colocado e o bloqueio polonês mandou foi para fora. Mas na sequência, a Polônia explorou o bloqueio brasileiro (15 a 15). Wlazly colocou no chão e Polônia teve mais um ponto do jogo. Em rally emocionante, Klos atacou e o juiz deu ponto do Brasil, mas no desafio de vídeo foi detectado o desvio do bloqueio e a Polônia fechou o jogo, derrubando o último invicto da competição.

Jornalista Ivan Drummond, do Estado de Minas, analisa situação do Brasil:


Tags: mundial vôlei brasil polonia