Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Chance de ouro para Bryan: pouco acionado em 2017, lateral-esquerdo tenta mostrar serviço nos últimos jogos da temporada

'Sombra' de Diogo Barbosa, que foi para o Palmeiras, terá sequência no time

postado em 18/11/2017 06:30 / atualizado em 17/11/2017 21:00

Gladyston Rodrigues/EM D.A Press
Os três últimos jogos de 2017 do Cruzeiro, quinto colocado no Campeonato Brasileiro (55 pontos), servirão para experiências. O técnico Mano Menezes não abre mão de ver uma equipe competitiva, que brigue por vitórias e melhor colocação no torneio, mas ao mesmo tempo dará chances a quem não atuou tanto na temporada. Um dos agraciados é o lateral-esquerdo Bryan, que fez apenas 14 partidas no ano. Reserva imediato do então titular absoluto Diogo Barbosa – que teve a transferência para o Palmeiras oficializada nessa sexta-feira –, o camisa 17 começará jogando contra o Vitória neste domingo, às 17h, no Barradão, pela 36ª rodada.

Mano explicou que a oportunidade a Bryan seria concedida independentemente da saída de Diogo do clube. “Ele já jogaria (diante do Vitória), mesmo que o Diogo estivesse conosco. A gente já tinha feito o planejamento para o Bryan jogar os últimos três jogos”.

Somente um contratempo – lesão ou suspensão – tiraria Bryan dos dois últimos jogos da Série A – Vasco (casa) e Botafogo (fora). Nesse caso, a solução seria promover algum atleta da base. “A única dificuldade que teremos é que se o Bryan tiver alguma dificuldade, vou ter que improvisar ou subir o Vitinho do Sub-20 para que ele preencha a vaga”.

O comandante até fez uma brincadeira sobre a situação de Bryan, que entrou no decorrer do jogo de quarta-feira contra o Avaí, no Mineirão – empate por 2 a 2 –, e teve atuação apagada. “Ele já fez as pazes com a bola. Ele e a bola tiveram um pouquinho de estresse, mas tenho certeza que foi por causa da falta de ritmo. Já dei uma bola para ele levar para casa, ele dormiu com ela, já se abraçaram. Tudo vai funcionar bem”.

A chance para o ex-lateral-esquerdo do América aparece no momento em que o Cruzeiro se move nos bastidores para preencher a lacuna deixada por Diogo Barbosa. Egídio, do Palmeiras, e Thiago Carleto, do Coritiba, são exemplos de atletas que podem parar na Toca II. Em meio a isso, Bryan tentará provar que ao menos terá condições de ser alternativa de confiança em 2018, quando a Raposa disputará a Copa Libertadores.

Jonata e Galhardo

Outro atleta que terá sequência neste fim de ano é Jonata, artilheiro do time sub-20 na conquista do Campeonato Brasileiro da categoria, com cinco gols. O jovem de 19 anos permanecerá na equipe em virtude das lesões de Sassá, Raniel e Rafael Marques e da ausência de Rafael Sobis, com dores na coxa esquerda.

Mano Menezes espera que o centroavante de 1,88m coloque em prática um de seus principais pontos fortes: o cabeceio. “Daremos uma série de jogos para ele também se sentir mais solto e para a equipe conhecer as características dele. Ele vai iniciar o jogo novamente”. 

Jonata está emprestado ao Cruzeiro até o início de 2018. O CRB, detentor de seus direitos econômicos, fixou 70% do "passe" por R$ 600 mil.

O lateral-direito Rafael Galhardo, que fez boa partida contra o Avaí, também começará jogando. Vinculado ao Cruzeiro até 31 de dezembro deste ano, o camisa 22 terá a missão de repetir as constantes subidas ao ataque e os cruzamentos originados da linha de fundo. Se isso acontecer, Galhardo, de 26 anos, poderá estender seu contrato por mais três temporadas.

Tags: camisa 6 bryan cruzeiro lateral-esquerdo seriea interiormg futnacional