Cruzeiro
None

OPINIÃO

Cruzeirense Gustavo Nolasco é novo titular da coluna Da Arquibancada, do Superesportes e do Estado de Minas

Nolasco é também um dos criadores do coletivo Memória Celeste

postado em 23/01/2018 09:10 / atualizado em 22/01/2018 19:30

Leo Drumond/Nitro
A partir desta quarta-feira, a torcida cruzeirense terá um novo representante na coluna Da Arquibancada, do portal Superesportes e do jornal Estado de Minas. Jornalista, escritor, roteirista e apaixonado pelo Cruzeiro, Gustavo Nolasco, de 41 anos, será o titular do espaço semanal nas duas plataformas. 

Desde julho de 2017, Gustavo Nolasco já vinha dividindo a coluna com outros cruzeirenses. A partir de agora, ele será oficialmente o sucessor de Henrique Portugal, músico e integrante da banda Skank, que ficou seis anos como a “voz celeste”.

Contador de histórias nato e muito envolvido em projetos culturais, Nolasco tem três livros publicados como coautor: Os Chicos (2011, vencedor do Prêmio Jabuti), Nossa Sala de Troféus (2016, sobre as maiores conquistas do Cruzeiro) e Jardins da Arara de Lear (2017). Natural da histórica Mariana, ele ainda foi editor do livro Mariana: assim nasceram as Minas Gerais (2016, de Roque Camêllo).

Gustavo Nolasco é também um dos criadores do coletivo Memória Celeste, grupo de profissionais do audiovisual dedicado a documentar histórias protagonizadas pela torcida cruzeirense. Em 2017, ele produziu o roteiro de Eterno | Um capítulo incontestável, curta-metragem sobre o maior público do Mineirão, de 132.834 presentes, registrado na final do Mineiro de 1997, entre Cruzeiro e Villa Nova. Em breve, o coletivo lançará o seu próximo filme, "Azul Escuro | A incrível história de um cruzeirense na Amazônia". Estão em andamento projetos de um livro sobre a história do Palestra Itália, contada a partir da família Fantoni, e do filme do centenário cruzeirense, a ser celebrado em 2021.  

“O Cruzeiro é minha vida, desde quando o único contato que tinha era a transmissão dos jogos pelo rádio, já que em Mariana não passava muitos jogos pela TV. Sou cruzeirense do interior de Minas Gerais e a minha paixão vem de família. Meus pais chegaram a me deixar recém-nascido em casa para irem assistir Cruzeiro e Bayern na geral do Mineirão. Mantive a tradição de loucura. Quero continuar falando sobre o Cruzeiro. Mas, para mim, o principal é exatamente o que move, inclusive, o Memória Celeste: exaltar, representar e contar as histórias protagonizadas pela torcida do Cruzeiro porque ela sim é o maior patrimônio que esse clube possui”, destaca.

Gustavo Nolasco escreverá todas as quartas-feiras. O americano Paulo Vilara segue com sua coluna às sextas-feiras e o atleticano Fred Melo Paiva, aos sábados.

Leia as colunas já publicadas por Nolasco no Superesportes

Tags: Da Arquibancada Gustavo Nolasco memória celeste cruzeiroec opinião cruzeirense