Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Barcos rescinde contrato com a LDU e pode estar a caminho do Cruzeiro

Atacante pode reforçar setor de maior carência no elenco cruzeirense

postado em 10/07/2018 15:46 / atualizado em 14/07/2018 11:40

AFP / Rodrigo BUENDIA
O atacante argentino Hernán Barcos, ex-Palmeiras e Grêmio, rescindiu nesta terça-feira seu contrato com a Liga Deportiva Universitaria, do Equador. Segundo informação do jornalista Héverton Guimarães, da TV Bandeirantes, o Cruzeiro é o provável destino do jogador de 34 anos. Procurada pelo Superesportes, a diretoria cruzeirense, por meio de sua assessoria de comunicação, não confirma a negociação. Porém, é fato que o clube busca uma alternativa para suprir as ausências dos lesionados Fred (ligamento cruzado anterior do joelho direito) e Sassá (cartilagem do joelho esquerdo). Os dois só retornarão aos gramados em outubro.

Barcos é representado pelos seus irmãos, David e Gabriel Barcos. O agente argentino Julián Asencio também cuida de algumas transações, mas alertou que não está tratando da transferência do atacante para o Cruzeiro. De qualquer forma, ele admitiu que o centroavante tinha chances de passar a defender o clube celeste. “Não estou cuidando dessa transação para o Brasil, quem estava à frente são os irmãos dele. Sei que estava com muita vontade de retornar ao Brasil, assim que, possivelmente, tem chances de ir ao Cruzeiro”, disse o empresário ao Superesportes.

Em vídeo, o próprio Barcos enviou uma mensagem aos torcedores da LDU anunciando a despedida. “Hoje é um dia difícil para mim, para minha família, pelo que vinha vivendo nesse semestre, mas terei que me despedir da Liga uma vez mais. Junto à Liga, nos sentamos, conversamos e chegamos à decisão de deixar o clube para o bem da Liga, para o meu bem, não é pela cláusula (de rescisão), que venceu 30 de junho, e sim por um acordo que fechamos com a Liga. E com muita tristeza me despeço hoje de todos vocês liguistas, desse grande grupo que formamos nesse semestre. Como disse, em janeiro, é um grupo comprometido e que demonstrou isso. Estou feliz por esse lado, porque, se Deus quiser, em dezembro a Liga sairá campeã”.



Ao Superesportes, o presidente vitalício da LDU, Rodrigo Paz, justificou a saída de Barcos, mas não quis revelar o seu destino. “Não é uma notícia agradável, mas o problema é que Barcos tinha esse acordo de sair ao finalizar a primeira etapa do campeonato. Não colocamos nenhum empecilho e aceitamos a partir do pedido dele e dos seus empresários. Acertamos convenientemente o tema econômico”.  Antes de Barcos confirmar o seu adeus da Liga, o presidente da Comissão de Futebol do clube, Esteban Paz, confirmou que o jogador estava propenso a deixar a instituição por uma proposta do exterior. “Falei com Hernán Barcos, tem ofertas do exterior interessantes”.

Mesmo com um jogo a cumprir, a LDU terminou o turno do Campeonato Equatoriano na liderança. Em 20 partidas, o time de Quito venceu 14, empatou quatro e perdeu apenas duas (42 pontos). Barcos disputou 19 jogos nessa fase e marcou nove gols. Caso ganhe também o returno, a Liga se sagrará campeã do Equador. Na pior das hipóteses, já tem vaga assegurada na decisão, a ser realizada em dezembro, e na Copa Libertadores de 2019.

No futebol brasileiro, Barcos ficou notabilizado por celebrar seus gols ao estilo ‘pirata’, tapando o olho com uma das mãos. Com a camisa do Palmeiras, de 2012 a 2013, foram 31 tentos em 61 jogos. Pelo Grêmio, de 2013 a 2015, marcou 45 vezes em 113 partidas. Na temporada 2014, dividiu com Fred, à época no Fluminense, o prêmio ‘Chuteira de Ouro’ da Revista Placar. Cada um anotara 29 gols.

Vale lembrar que em dezembro de 2017, Barcos foi oferecido ao Cruzeiro por seu irmão e empresário, David Barcos. Além do argentino, o brasileiro Fernandão, do Fenerbahçe-TUR, foi outro atleta da posição sugerido à diretoria celeste. Na ocasião, a cúpula do clube, que buscava uma alternativa diante da negativa do São Paulo em abrir mão de Lucas Pratto, descartou o 'Pirata' e abriu negociação com Fernandão. No fim das contas, Fred, que se desligara do Atlético, acabou escolhido pela Raposa e assinou vínculo de três temporadas. Em 25 de março, o camisa 9 se machucou gravemente durante jogo contra o Tupi, pelo Campeonato Mineiro (vitória por 2 a 1), e precisou passar por cirurgia posteriormente.

Mais um argentino

AFP PHOTO / Jefferson BERNARDES
Caso seja oficializado pelo Cruzeiro, Barcos se juntará a outros três argentinos no grupo: os volantes Ariel Cabral e Lucas Romero e o meia Mancuello. Recentemente, outros atletas oriundos da Argentina passaram pela Toca II, casos do lateral-esquerdo Sánchez Miño, dos meias Matías Pisano e Alexis Messidoro e do atacante Ramón Ábila.

Carreira

Revelado pelo Racing-ARG, Barcos defendeu outros nove clubes além de LDU, Palmeiras e Grêmio: Guaraní-PAR, Olmedo-EQU, Estrela Vermelha da Sérvia, Huracán-ARG, Shanghai Shenhua-CHN, Shenzhen Ruby-CHN, Tianjin Teda-CHN, Sporting de Portugal e Vélez Sarsfield-ARG. Em 2012, fez quatro partidas pela Seleção Argentina treinada por Alejandro Sabella.

Gols

De acordo com dados disponibilizados no Ogol e na versão em espanhol da Wikipedia, Barcos marcou 243 gols em 527 jogos por clubes. Seu melhor aproveitamento é justamente pela LDU, em duas passagens (2010 a 2011 e 2017 a 2018): 158 partidas e 90 gols.

Copa Libertadores

Barcos poderá ser inscrito pelo Cruzeiro na Copa Libertadores. Os números 13, 14, 15 e 28 estão vagos (pertenciam a Nonoca, Judivan, Rafael Marques e Digão, que saíram do clube). O argentino tem bom histórico na competição continental: disputou as edições de 2011, 2013 e 2014 e marcou sete gols em 23 jogos. Na Copa Sul-Americana, os números são ainda melhores: 17 gols em 30 partidas (2005, 2010, 2011, 2012, 2017 e 2018).

Tags: Hernán Barcos raposa barcos cruzeiro centroavante atacante mercadobola interiormg futnacional seriea libertadores2018