Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro está invicto no returno, mas tem aproveitamento inferior ao alcançado na primeira metade do Brasileiro

Time celeste somou apenas oito dos 18 pontos disputados no segundo turno

postado em 21/09/2018 09:15 / atualizado em 21/09/2018 17:10

Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.

Apesar de concentrar suas forças na Copa Libertadores e na Copa do Brasil, o Cruzeiro está há mais tempo sem ser derrotado justamente no Campeonato Brasileiro, competição em segundo plano na Toca II. Neste domingo, às 19h, o time celeste receberá o Santos, no Mineirão, pela 26ª rodada, e tentará alcançar o oitavo jogo de invencibilidade. Será um confronto direto na briga por melhor posição: os mineiros ocupam o sétimo posto, com 34 pontos, e os paulistas aparecem em nono, com 32.

A última vez que o Cruzeiro perdeu no Brasileiro foi para o Flamengo, por 1 a 0, no Maracanã, pela 18ª rodada. Uma formação praticamente reserva entrou em campo no jogo do dia 12 de agosto: Rafael; Ezequiel, Manoel, Leo e Marcelo Hermes; Henrique e Ariel Cabral; Rafinha (Robinho), Mancuello (Thiago Neves) e David (Arrascaeta); Raniel. Derrotas por Copa do Brasil e Libertadores foram mais recentes: 2 a 1 para o Santos, no Mineirão (15 de agosto), e 2 a 0 para o Boca Juniors-ARG, na Bombonera (19 de setembro).

Na série invicta pela Série A existe uma ressalva: a equipe do técnico Mano Menezes só conseguiu vencer o Fluminense, por 2 a 1, em BH, pela 21ª rodada. Nas demais seis partidas foram seis empates, sendo cinco no returno. O Cruzeiro, portanto, somou apenas oito dos 18 pontos disputados na segunda metade da Série A. O aproveitamento é de 44,4%, ligeiramente inferior aos 45,61% registrados no turno (sete vitórias, cinco empates e sete derrotas – 26 pontos).

A média de gols, que já não era boa no turno, também caiu. Em 19 rodadas, o time havia balançado a rede 15 vezes (0,78 por jogo). Da 20ª até a 25ª (6 jogos), contabilizou apenas quatro gols (0,66 por jogo). Os artilheiros do elenco na competição nacional continuam sendo Arrascaeta e Raniel, com três gols.

No returno, o Cruzeiro empatou sem gols três vezes: Internacional (Mineirão), Sport (Ilha do Retiro) e Atlético (Mineirão). Em duas, decisões da arbitragem interferiram no resultado. Contra o Inter, o goiano Wilton Pereira Sampaio assinalou uma falta supostamente inexistente de Bruno Silva, responsável pela assistência para Raniel fazer o gol que, no fim das contas, não valeu. Já diante do Sport, o paulista Vinícius Gonçalves Dias Araújo anulou gol legítimo do argentino Hernán Barcos, em posição legal no momento da finalização. No Recife, Raniel ainda perdeu pênalti na etapa complementar.

Na classificação geral da segunda parte do Brasileirão, o Cruzeiro é apenas o 13º. Em seis partidas, ganhou uma e empatou cinco, totalizando oito pontos. Grêmio, Flamengo, América e Fluminense somaram os mesmos oito pontos, porém triunfaram mais vezes: duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

A invencibilidade cruzeirense pode até ser um aspecto positivo, mas enfraquece em virtude do excesso de empates. Palmeiras e Santos, que também não perderam no returno, conquistaram, respectivamente, quatro e três vitórias. Enquanto o Verdão somou 14 pontos, o Peixe atingiu 12.

Cruzeiro e Chapecoense são os clubes que mais empataram no Brasileiro: 10 vezes. O que diferencia as campanhas são duas vitórias a mais do time cinco estrelas: 8 a 6. A Chape saiu recentemente da zona de rebaixamento (subiu ao 16° lugar, com 28 pontos) ao vencer o vice-líder Internacional por 2 a 1, na Arena Condá, no encerramento da 25ª rodada.

Para encarar o Santos no Mineirão, o Cruzeiro será novamente formado por reservas, já que na quarta-feira, às 21h45, no mesmo estádio, haverá a partida de volta das semifinais da Copa do Brasil, contra o Palmeiras. No duelo de ida, dia 12 de agosto, no Allianz Parque, em São Paulo, a Raposa venceu por 1 a 0. O gol foi marcado pelo atacante Hernán Barcos, aos 5min do primeiro tempo.

Já que Mano Menezes tende a definir uma escalação alternativa, fica a expectativa para que o atacante Sassá ganhe minutos de jogo diante do Peixe. Outro que pode entrar em breve nos planos de Mano Menezes é o centroavante Fred, recuperado de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Jogador do atual elenco que mais balançou a rede pelo Cruzeiro – 57 vezes em 80 partidas –, o camisa 9 participou de coletivo nessa quinta-feira com atletas da base e marcou dois gols.

Invencibilidade do Cruzeiro no Brasileiro


19ª rodada - Cruzeiro 1x1 Bahia (Mineirão)

20ª rodada - Grêmio 1x1 Cruzeiro (Arena do Grêmio)

21ª rodada - Cruzeiro 2x1 Fluminense (Mineirão)

22ª rodada - Cruzeiro 0x0 Internacional (Mineirão)

23ª rodada - Botafogo 1x1 Cruzeiro (Nilton Santos)

24ª rodada - Sport 0x0 Cruzeiro (Ilha do Retiro)

25ª rodada - Cruzeiro 0x0 Atlético (Mineirão)

Tags: seriea cruzeiro resultado empates