Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Crianças que lutam contra o câncer participarão de ações em jogo Cruzeiro x Santos

Iniciativa é fruto de parceria entre o clube e empresas da área de saúde

postado em 22/09/2018 17:45 / atualizado em 22/09/2018 17:53

Divulgação/Cruzeiro
Crianças que estão em luta contra o câncer vão participar de ações antes do jogo entre Cruzeiro e Santos, no Mineirão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A iniciativa é fruto de parceria entre a diretoria cruzeirense, o Grupo Oncoclínicas e a Axial Inteligência Diagnóstica.

Acompanhadas dos jogadores do Cruzeiro, as crianças acessarão o gramado do Mineirão vestidos com a camisa da campanha e uma capa de super-herói, enaltecendo a bravura de cada um na batalha para curar o câncer. Os mascotes Raposão e Raposinho também estarão em campo com a faixa da ação ‘Setembro Dourado’, cujo fundamento é incentivar o tratamento adequado da doença.

Antes, os jovens farão uma tour pelo Mineirão, onde conhecerão as dependências do estádio. O diretor de marketing do Cruzeiro, Renê Salviano, afirmou que o clube deve sempre utilizar o alcance midiático para divulgar causas importantes.

“O Cruzeiro fica muito feliz em contribuir com mais essa iniciativa. Além do futebol e dos demais esportes que disputamos, a participação na área social também está em nossa veia. É importante que todos os clubes também se engajem em questões importantes para a sociedade. Ações assim contribuem grandemente na evolução do tratamento dessas crianças”.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar em 2018 12.500 novos casos de câncer entre pessoas de 0 a 19 anos. A condição é a principal causa de morte por doenças de crianças e adolescentes no país (8%). Entre os tipos de câncer mais diagnosticados estão leucemias (26%), linfomas (14%) e tumores do sistema nervoso central (13%).

Para Karine Corrêa Fonseca, oncopediatra do Grupo Oncoclínicas, é importante promover campanhas que viabilizem o avanço no diagnóstico da enfermidade. “Diferentemente dos tumores que mais afetam a população adulta e cujo risco aumentado está relacionado em grande parte aos hábitos de vida, o câncer infantojuvenil não apresenta causas definidas que possam indicar formas de prevenção. Por isso é tão importante promover campanhas que contribuam para o maior conhecimento das famílias e sociedade em geral sobre sinais que possam levar a um diagnóstico precoce da doença”.

Segundo a especialista, o câncer infantojuvenil, em sua fase inicial, provoca sintomas de doenças comuns, como febre, tosse e vômito. Dores de cabeça, inchaço abdominal, fadiga, perda de peso acentuada, tontura e hematomas sem trauma estão entre outros indícios que não podem ser ignorados.

“Sintomas que aparecem de forma persistente e sem causa específica devem ser investigados. O câncer em crianças e adolescentes apresenta respostas muito positivas aos tratamentos, com alto potencial curativo - em especial quando identificado no início. Neste sentido, meu conselho é que os responsáveis atentem às queixas sobre qualquer alteração na saúde dos pequenos e não deixem de realizar o acompanhamento regular com um pediatra”, concluiu Karine Fonseca.

Tags: futnacional interiormg crianças câncer cruzeiro