Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro cria poucas chances, leva gol de voleio e perde para o São Paulo no Morumbi

Diego Souza marcou o gol da vitória do Tricolor, aos 30min do primeiro tempo

postado em 18/11/2018 20:53 / atualizado em 19/11/2018 01:17

RICHARD CALLIS/FOTOARENA/ESTADAO CONTEÚDO
Em jogo de poucas oportunidades para ambos os times, o Cruzeiro foi derrotado pelo São Paulo por 1 a 0, na noite chuvosa deste domingo, no Morumbi, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meia-atacante Diego Souza fez o único gol da partida, aos 30min do primeiro tempo, em finalização de voleio após escanteio de Nenê e desvio de Arboleda.


O revés em São Paulo deixou o Cruzeiro na oitava posição da Série A, com 49 pontos. O time está classificado para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2019 graças ao título da Copa do Brasil. Já o Tricolor paulista, que também sonha com a vaga direta, precisa ultrapassar o Grêmio na tabela. Os clubes encerraram a 35ª rodada empatados em número de pontos (62), mas os gaúchos levam vantagem em vitórias (17 a 16) e por isso ocupam o quarto lugar.

O Cruzeiro ainda viu o São Paulo ampliar a supremacia nos confrontos diretos. No jogo de número 84, os paulistas venceram a metade (42), enquanto os mineiros ganharam apenas 25% (21). Houve ainda 21 empates. Pelo Brasileiro, a equipe paulistana contabilizou o 35º triunfo em 62 encontros. Nos 27 jogos restantes, foram 12 vitórias cruzeirenses e 15 empates.

Na próxima quarta-feira, às 21h45, o Cruzeiro enfrentará o Vitória, no Mineirão, pela 36ª rodada. Já o São Paulo visitará o Vasco na quinta, às 20h, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.


O jogo

Com a meta de encerrar bem o Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro escalou no Morumbi a base campeã da Copa do Brasil. Retornaram ao time o lateral-direito Edilson, os volantes Henrique e Ariel Cabral, o meia Thiago Neves e o atacante Hernán Barcos. O assistente técnico Sidnei Lobo, substituto de Mano Menezes, só não contou com o zagueiro Dedé e o armador Arrascaeta, convocados, respectivamente, para as seleções de Brasil e Uruguai.

Nos primeiros minutos da partida, o time celeste soube lidar com a pressão do São Paulo e fechou os espaços na entrada de sua área. Por isso, o Tricolor teve de recorrer a chutes de longa distância. O mais perigoso foi dado por Nenê, aos 15min. Fábio saltou no canto esquerdo e espalmou. A resposta celeste veio um minuto depois: Egídio recebeu de David, correu à linha de fundo e cruzou na cabeça de Barcos, que cabeceou rente à trave e por pouco não abriu o placar.

Depois de administrar bem as tentativas de ataque são-paulinas, o Cruzeiro cometeu uma falha que custou caro. Aos 30min, Nenê cobrou escanteio, Arboleda desviou de cabeça e achou Diego Souza sozinho na pequena área. Como Edilson demorou a fazer a linha de impedimento e Manoel não acompanhou a marcação, o camisa 9 tricolor teve tempo de ajeitar a redonda no peito e virar um belo voleio para o fundo das redes: 1 a 0. Foi o 100º gol do meia-atacante em 382 partidas pelo Brasileiro.

Em desvantagem, o Cruzeiro praticamente não incomodou no restante do primeiro tempo. No segundo, tentou trocar passes no campo ofensivo, mas sem exigir defesas do goleiro Jean. Um ataque que poderia resultar em gol acabou sem sucesso por causa do erro de domínio de David, aos 15min da etapa final. Se ele ajeitasse a bola corretamente, teria condições de sair cara a cara com o camisa 1 são-paulino.

No decorrer do segundo tempo, Sidnei Lobo adiantou completamente o time do Cruzeiro. Além de colocar Sassá e Rafael Sobis nos lugares de Barcos e Thiago Neves, ele mandou a campo Raniel na vaga do volante Ariel Cabral. A grande quantidade de peças ofensivas não gerou resultados satisfatórios. Em 90 minutos, o Cruzeiro chutou apenas sete vezes a gol, sendo duas na direção da meta, e não foi capaz de reverter o resultado.


SÃO PAULO 1X0 CRUZEIRO

SÃO PAULO
Jean; Bruno Peres, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo (Edimar, aos 21min do 2ºT); Jucilei e Hudson (Araruna, aos 34min do 2ºT); Shaylon (Brenner, aos 18min do 2ºT), Nenê e Everton; Diego Souza
Técnico: André Jardine

CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Manoel, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral (Raniel, aos 39min do 2ºT); Robinho, Thiago Neves (Rafael Sobis, aos 29min do 2ºT) e David; Barcos (Sassá, aos 20min do 2ºT)
Técnico: Sidnei Lobo (Mano Menezes de licença médica)

Gol: Diego Souza, aos 30min do 1ºT (SPFC)

Cartões amarelos: Reinaldo, aos 16min do 1ºT. Bruno Alves, aos 40min do 2ºT (SPFC); Robinho, aos 41min do 1ºT. Edilson, aos 17min do 2ºT (CRU)

Motivo:
35ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio:
Morumbi, em São Paulo

Data:
domingo, 18 de novembro de 2018

Árbitro:
Heber Roberto Lopes (CBF/SC)

Assistentes:
Henrique Neu Ribeiro (CBF/SC) e Eder Alexandre (CBF/SC)

Assistentes adicionais:
Edson da Silva (CBF/SC) e Evandro Tiago Bender (CBF/SC)

Público:
14.058

Renda bruta:
R$ 380.780,00

Renda líquida: R$ 133.651,46

Tags: São Paulo seriea futnacional interiormg saopaulosp cruzeiro