Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Fabrício Bruno e joia da base seguem como opções para zaga do Cruzeiro em 2019

Além de defensor que atuou na Chapecoense por empréstimo, comissão técnica pode dar oportunidade a Edu na próxima temporada

postado em 29/12/2018 09:14

Sirli Freitas/Chapecoense
A cinco dias da apresentação do elenco para a temporada 2019, o Cruzeiro mantém o zagueiro Fabrício Bruno em “stand-by” para um possível aproveitamento sob o comando do técnico Mano Menezes. O vice-presidente de futebol, Itair Machado, é um admirador das qualidades do defensor de 22 anos, que esteve emprestado à Chapecoense em 2017 e 2018. Contudo, a palavra final será da comissão técnica. O estafe do jogador, que já se reuniu com a direção celeste na véspera de Natal (24/12), tranquilizou a situação e garantiu que qualquer caminho a ser tomado é bem-vindo.

“A relação com o Cruzeiro é ótima. Estive com Itair Machado em reunião no dia 24. Estamos aguardando um movimento de mercado para saber se Fabrício será reintegrado ou não. O Itair sabe do potencial do Fabrício, então nós o deixamos (o zagueiro) à disposição para retornar, caso seja de interesse do Cruzeiro”, afirmou ao Superesportes o empresário Fábio Mello, um dos representantes de Fabrício Bruno.

A própria Chapecoense e outros clubes da Série A do Campeonato Brasileiro consultaram a situação do zagueiro com o Cruzeiro. Em 2018, por causa de lesão no púbis, o jogador perdeu grande parte do segundo semestre e encerrou o ano com apenas 16 partidas pela Chapecoense. Sua temporada anterior, em 2017, foi bem mais produtiva, com 42 apresentações. Foram dois gols a serviço da equipe de Santa Catarina, um em cada ano. 

O Cruzeiro entende que Fabrício Bruno se tornou um grande ativo do clube e, caso opte por sua permanência na Toca da Raposa 2, deverá lhe oferecer reajuste salarial, além de, provavelmente, estender o contrato, hoje com vencimento previsto para 31 de dezembro de 2020. De acordo com o balanço patrimonial, o clube tem a posse de 70% dos direitos econômicos do atleta, que, sob o comando do português Paulo Bento, disputou oito jogos com a camisa celeste em 2016 e marcou um gol. 

O possível aproveitamento de Fabrício Bruno no time de 2019 reforça o indício de que um zagueiro da equipe tem chance de ser negociado. Murilo, de 21 anos, chegou a acertar salários com o Grêmio. Ele seria parte de uma operação que levaria também o meia Thiago Neves e o atacante Raniel ao Rio Grande do Sul, tendo o atacante gremista Luan como contrapartida. Por ora, a transação está parada, mas pode ser retomada futuramente, visto que o técnico Renato Gaúcho deseja muito ter TN30 em seu grupo no próximo ano. 

Outro cenário de saída envolve Manoel, atleta do Cruzeiro desde junho de 2014, mas que perdeu espaço entre os titulares devido à recuperação clínica de Dedé e ao ótimo momento de Leo. Constantemente, o ex-defensor do Athletico Paranaense é colocado como moeda de troca em consultas a clubes por contratações. Além disso, ele tem um salário considerado elevado pela atual condição de reserva no elenco. Manoel, de 28 anos, está vinculado à Raposa até dezembro de 2020. Em 150 partidas, ele contabilizou sete gols.

Joia da base pode subir

O Cruzeiro encerrou 2018 com seis zagueiros fazendo parte do elenco profissional: Dedé, Leo, Manoel, Murilo, Cacá e Gustavo Rissi. Os dois últimos subiram do time sub-20 este ano. Como poderá vender os direitos econômicos de Manoel e Murilo, o clube discute uma eventual promoção de outra promessa da base. Trata-se do garoto Edu, de 18 anos, que atua tanto na defesa quanto como volante.

Em julho, o Cruzeiro recusou proposta de 900 mil euros (quase R$ 4 milhões) do PSV Eindhoven, da Holanda, por 70% dos direitos econômicos de Edu e renovou seu contrato até dezembro de 2023. A multa rescisória para o exterior foi estipulada em R$ 330 milhões. O próprio Itair Machado, em entrevista no meio do ano, aventou a chance de observar o zagueiro com passagens pelas seleções de base do Brasil durante o Campeonato Mineiro de 2019.

“Alguns jogadores da base que estamos querendo subir, é o caso do Edu, precisamos fazer um projeto, principalmente no Campeonato Mineiro, para esses jogadores serem lançados. A gente espera concluir o projeto de ter os juniores junto com o profissional para, em conjunto, disputar o Campeonato Mineiro principalmente”, afirmou o vice-presidente de futebol cruzeirense no dia 26 de julho.

Tags: seriea edu futnacional mercadobola chapecoensesc cruzeiroec