Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro tenta composição com Athletico Paranaense para contratar meia Nikão

Jogador foi destaque do Furacão na conquista da Sul-Americana de 2018

postado em 01/01/2019 17:30 / atualizado em 02/01/2019 19:20

AFP / MARCELO MANERA
O Cruzeiro tem interesse no meia-atacante Nikão e tenta composição com o Athletico Paranaense para fechar sua contratação. O jogador de 26 anos se destacou na campanha do Furacão na conquista da Copa Sul-Americana de 2018, com quatro gols em 11 partidas. O título inédito garantiu vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2019.

Segundo apurou o Superesportes, o Athletico já está ciente do interesse do Cruzeiro, mas não abre mão de uma compensação financeira. Tanto que a diretoria, por meio do presidente do Conselho Deliberativo, Mário Celso Petraglia, pretende prorrogar o contrato de Nikão de modo que o clube fique assegurado contra uma possível saída sem custos. O vínculo do camisa 11 com o rubro-negro vai até 31 de dezembro de 2019.

Nikão, porém, já confidenciou a amigos que não faz parte de seus planos celebrar nova renovação com o Athletico. O primeiro contrato, assinado em janeiro de 2015, foi válido por três anos. A segunda assinatura ocorreu em junho de 2017, com vencimento programado para o fim de 2019. Natural de Montes Claros, a 420 quilômetros de Belo Horizonte, ele se casou com a noiva, Izabela, em cerimônia realizada em 21 de dezembro no próprio município da Região Norte de Minas.

Durante a cerimônia em Montes Claros, a possível transferência para o Cruzeiro foi bastante comentada por parentes do meia-atacante.

O Cruzeiro desenha os moldes da negociação. Em dificuldade financeira, a direção celeste tem, a princípio, o objetivo de envolver jogadores como moeda de troca.

Sabe-se, por exemplo, que o Athletico Paranaense busca um jogador de ataque para repor a saída de Pablo, vendido ao São Paulo por 6 milhões de euros (R$ 26,6 milhões). Nessa circunstância, Raniel seria um dos alvos dos paranaenses. 
O zagueiro Manoel é outra moeda de troca do Cruzeiro. Inclusive, o Athletico detém 50% de seus direitos econômicos e poderia faturar mais em uma futura negociação. Vale lembrar que o estafe do defensor já levou aos dois clubes ofertas do Besiktas, da Turquia, em 2016 e 2017. O Furacão chegou a aceitar, mas a Raposa, detentora dos direitos federativos, recusou. Revelado na base rubro-negra, Manoel subiu ao time profissional em 2009 e permaneceu no grupo até 2014. Em 260 partidas, ele marcou 17 gols.

Cruzeiro nega

Procurado, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, disse que Nikão não está nos planos no momento. “É um jogador que nós nem cogitamos”.

Reprodução/Instagram

Versatilidade de Nikão

Nikão é considerado um jogador versátil, que atua tanto centralizado, em função semelhante à de Thiago Neves, quanto pelas beiradas. Uma de suas principais virtudes é o forte chute de pé esquerdo. No Athletico, ele é um dos cobradores de falta.

Em entrevista ao Superesportes no dia 27 de dezembro, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, afirmou que o clube tinha o propósito de contratar um meia polivalente para fazer sombra a Thiago Neves. As características citadas por ele se encaixam com o perfil de Nikão.

“A gente precisa de quatro reforços. Confirmando a contratação do Jadson, do Fluminense, e desse lateral-direito que estamos conversando, vamos fazer mais duas aquisições até janeiro. As prioridades são um lateral-esquerdo e um meia que jogue também no ataque”, disse o dirigente. “Queremos trazer um meia. Se for um meia que vai na frente, que jogue também no ataque, melhor. Mas, a princípio, queremos um meia para ser reserva do Thiago Neves”, acrescentou.

Histórico do meia

Formado na base do Mirassol-SP, Nikão já teve passagens pelo futebol mineiro. Entre 2010 e 2014, ele pertenceu ao Atlético, porém não recebeu oportunidades no time principal. O alvinegro o emprestou em seis ocasiões, sendo uma ao América, em 2013. Com a camisa do Coelho, o meio-campista até mostrou qualidade, mas teve a sequência prejudicada em razão comportamento extracampo. Em 38 partidas, marcou seis gols. No fim de 2018, ao comemorar a conquista da Sul-Americana pelo Athletico-PR, Nikão falou abertamente da luta contra o alcoolismo e garantiu estar livre do vício. Da união com a esposa, Izabela, o jogador é pai de Thiago Vinícius, de 2 anos.

Reforços próximos

Embora não tenha anunciado nenhuma contratação, o Cruzeiro já se acertou com Jadson, volante do Fluminense, e está encaminhado com o lateral-direito colombiano Luis Manuel Orejuela, do Ajax-HOL. A primeira negociação será uma troca pelo volante Bruno Silva, que reforçará o elenco tricolor. A segunda é por empréstimo de um ano, com opção de compra ao término do contrato. Segundo a Rádio Itatiaia, 50% dos direitos econômicos de Orejuela estão estipulados em 1,5 milhão de euros.

Tags: atleticopr mercadobola interiormg meia-atacante cruzeiro nikão