Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro tem dois suspensos para jogo contra o Guarani pela estreia no Mineiro

Técnico Mano Menezes poderá mudar setor defensivo da equipe

postado em 17/01/2019 18:34 / atualizado em 18/01/2019 14:46

Juarez Rodrigues/EM D.A Press
O Cruzeiro terá mais dois desfalques no jogo de estreia no Campeonato Mineiro, contra o Guarani, às 16h30 deste sábado, no Estádio Farião, em Divinópolis. O zagueiro Leo e o lateral-direito Edilson terão de cumprir suspensões recebidas na edição de 2018 do Estadual. Na tentativa de contar com os atletas, o clube celeste entrou com pedido de conversão de pena e aguarda resposta do Tribunal.

Leo pegou quatro partidas de gancho por ter dado soco em Ricardo Oliveira, atacante do Atlético, no segundo tempo do clássico válido pela nona rodada do Mineiro de 2018, no dia 4 de março. O árbitro Cleisson Veloso Pereira não viu o lance, mas as imagens televisivas captaram a ação do zagueiro. No Independência, o Cruzeiro ganhou por 1 a 0, com gol do atacante Raniel.

Inicialmente, o defensor havia pegado dois jogos de suspensão com base no texto do artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. “Praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente”. Ele cumpriu a pena inicial ao ficar fora da delegação nos jogos contra Patrocinense, pelas quartas de final (vitória por 2 a 0, no Mineirão), e Tupi, pelo duelo de ida das semifinais (vitória por 1 a 0, em Juiz de Fora).

Porém, a Procuradoria do TJD recorreu da sentença aplicada pela Terceira Comissão Disciplinar e exigiu que o caso de Leo fosse julgado na redação do artigo 254-A do CBJD. “Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente”. Nessa situação, a penalidade mínima seria de quatro partidas, podendo alcançar 12 jogos.

Reprodução/TJD-MG

O relator do processo, Felipe Lécio Oliveira Cattoni Diniz, votou favoravelmente à punição por considerar que, de fato, Leo agrediu Ricardo Oliveira. Acompanharam a escolha os auditores Igor Fonseca Santos Teixeira (vice-presidente do Tribunal Pleno), Guilherme de Carvalho Doval e Bruno Dias Cândido. Apenas Tarso Duarte de Tassis, presidente do Pleno do TJD-MG, entendeu que a pena de dos jogos deveria ser mantida.

O Cruzeiro chegou a recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que até concedeu efeito suspensivo para que Leo jogasse a final do Mineiro de 2018, mas negou o recurso que tinha como objetivo desqualificar a infração para o artigo 250 do CBJD. “Praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente”. Assim, a sanção de quatro jogos foi mantida.

Reprodução/STJD

Portanto, Leo ainda tem duas partidas de gancho a cumprir. Ou seja, ele ficaria fora do duelo contra o Guarani, fora de casa, e também do confronto com o Patrocinense, quarta-feira, às 21h30, no Mineirão. Se o Tribunal desconsiderar o pedido de reconsideração do Cruzeiro, Murilo é o principal candidato a substituir o camisa 3 e fazer parceria com Dedé. As outras opções na zaga são Fabrício Bruno e Cacá.

Em relação a Edilson, foram dois jogos de suspensão com base no texto do artigo 254-A. “Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente”. Ele levantou o pé em direção a Rómulo Otero, do Atlético, no primeiro tempo da segunda partida da final do Estadual, dia 8 de abril de 2018, no Mineirão. Embora tenha recebido apenas cartão amarelo, o lateral-direito foi denunciado pela Procuradoria do TJD-MG após análise de imagens de TV. Já o venezuelano, que acertou uma cotovelada no jogador cruzeirense, acabou expulso. A Raposa triunfou por 2 a 0 e conquistou seu 37º título estadual. Posteriormente, o Pleno do TJD reduziu a pena de Edilson para um jogo.
Reprodução/TJD-MG

Para a lateral direita, caso Edilson não jogue, o técnico Mano Menezes provavelmente optará pelo colombiano Luis Orejuela, que teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF nessa quarta-feira. 

Além das iminentes ausências de Edilson e Leo, o Cruzeiro não contará com Thiago Neves, vetado por causa de estiramento muscular grau um na panturrilha direita. Já o atacante Fred, com fratura no nariz, é dúvida. Ele treinou com uma proteção facial nos últimos dias. Se o camisa 9 for preservado por Mano Menezes, Raniel deverá ser o titular.

O Cruzeiro realizará o último treinamento antes de enfrentar o Guarani na manhã desta sexta-feira, às 9h30, na Toca da Raposa 2. 

Tags: murilo interiormg futnacional zagueiro lateral-direito cruzeiro edilson leo orejuela