Cruzeiro
None

FUTEBOL INTERNACIONAL

Ídolo do Cruzeiro participará de festa de clube indígena que disputará a Sul-Americana

Fundado em 2003, Mushuc Runa jogará uma competição da Conmebol pela 1ª vez

postado em 30/01/2019 14:53 / atualizado em 30/01/2019 15:18

REPRODUÇÃO


O ex-jogador Juan Pablo Sorín participará da festa de apresentação para a temporada 2019 do Mushuc Runa, clube equatoriano administrado por uma cooperativa indígena. Na solenidade, que ocorrerá em 2 de fevereiro, o ídolo do Cruzeiro deverá jogar por alguns minutos. Até camisa personalizada ele receberá no estádio, que tem capacidade para pouco mais de 5 mil torcedores.



Mushuc Runa, que significa "Homem Novo", foi fundado em 2003. Na temporada passada, conquistou a Segunda Divisão. Como campeão, ganhou o direito de disputar um playoff  com o 8º colocado do Campeonato Equatoriano por uma vaga na Copa Sul-Americana. O Mushuc Runa bateu o Aucas e garantiu a classificação para a competição da Conmebol.

"Vai ser um prazer conhecer de perto o projeto esportivo, assim como também o sistema de cooperativa indígena, que despertou a curiosidade de muita gente. Aproveitarei para conversar com os jogadores de base, com o povo da cidade, os jogadores profissionais e conhecer muito mais da cultura local", disse o ex-jogador do Cruzeiro, em vídeo divulgado nas redes sociais.



O projeto do Mushuc Runa passa pela valorização do povo indígena, oferecendo oportunidade nas categorias de base aos jovens da província de Tungurahua, onde a equipe está localizada, com o objetivo de levar um indígena à Seleção Equatoriana.

"Meu projeto é romper barreiras mentais, não é fazer de mim um cara rico, mas elevar a autoestima dos indígenas. Formar jogadores na comunidade, como árbitros e treinadores. Nos próximos sete anos, queremos ter pelo menos um indígena na seleção", disse o presidente do clube, Luid Chango.

O convite a Sorín surgiu após o encantamento do ex-jogador pelo projeto do clube. O ídolo celeste fez um post elogiando a agremiação, em dezembro do ano passado.

"Tenho outro clube que simpatizo no mundo, é no Equador. Genial a história do Mushuc Runa, que pertence aos nativos de origem indígena. Seu nome em quichua significa Homem Novo. O time jogará a Sul-Americana pela primeira vez", disse Sorín.

Tags: Mushuc Runa cruzeiroec sorin equador clube indígena