Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com interino no comando, Cruzeiro visita Avaí para iniciar reação no Campeonato Brasileiro

Técnico Ricardo Resende treinará o time na Ressacada às 16h deste domingo

postado em 11/08/2019 06:15 / atualizado em 11/08/2019 02:50

<i>(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)</i>
Após mais uma semana turbulenta no Cruzeirocom o revés para o Internacional na Copa do Brasil, tendo como consequência a saída do técnico Mano Menezes, o time celeste terá o desafio de se reerguer no Campeonato Brasileiro. O duelo da vez será contra o lanterna Avaí, às 16h deste domingo, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 14ª rodada.

A Raposa entrará em campo para tentar dar fim a um jejum de dez jogos no Brasileiro. O time não triunfa na Série A desde o dia 5 de maio: 2 a 1 sobre o Goiás, no Mineirão. Da sequência sem vitória, foram quatro empates e seis derrotas. Com isso, o Cruzeiro se viu na zona de rebaixamento. 

A equipe celeste ocupa o 17º lugar (ganhou uma posição com a goleada sofrida pela Chapecoense por 4 a 1 para o Ceará nesse sábado), com apenas 10 pontos - duas vitórias, quatro empates e sete derrotas -, posição incompatível com as pretensões estabelecidas e com o valor do elenco. Para sair do temido Z4, o Cruzeiro precisa da vitória, já que o Fluminense, outro adversário direto, também perdeu nesse sábado. O adversário Avaí ainda não venceu e amarga a última posição, somando apenas cinco pontos.

Nomes como os de Dorival Júnior e Rogério Ceni, atual técnico do Fortalezainteressam aos dirigentes do Cruzeiro para ocupar o cargo deixado por Mano Menezes. Enquanto a diretoria trabalha para definir o profissional, a missão de comandar o time em Santa Catarina ficará com Ricardo Resende, técnico do sub-20. O ex-zagueiro Célio Lúcio será seu auxiliar, cuja função já era exercida na base.

Na quinta-feira, um dia após a derrota para o Internacional, Resende começou a trabalhar com o time. Ele prometeu uma postura ofensiva, com ‘DNA de Cruzeiro’, para jogar na Ressacada.

“É um grupo com muita qualidade, de atletas maduros, então a expectativa é manter uma equipe equilibrada, com o DNA do Cruzeiro de time ofensivo. Esperamos fazer um grande jogo para conquistar a vitória e elevar a autoestima para continuar fortes nos objetivos do Cruzeiro”, disse o interino.

Para enfrentar o Avaí, o Cruzeiro não terá o armador Thiago Neves e o atacante Fred, suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo na derrota por 2 a 0 para o Atlético, no último domingo, no Independência

Marquinhos Gabriel aparece como mais cotado para ocupar a vaga de Thiago Neves, formando o trio de armadores com Robinho e Pedro Rocha, enquanto Sassá fica no ataque. Outra opção para Ricardo Resende é colocar David pela esquerda, com Pedro Rocha jogando mais avançado, e Sassá ficando como opção no banco de reservas.

Além da falta de vitórias, o Cruzeiro tentará dar fim ao jejum de gols. A última vez que o time celeste marcou um tento foi na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, no dia 11 de julho. A marca é a pior da história do clube, superando as séries negativas de cinco jogos registradas em 1921, 1939 e 1992.

Avaí

O Avaí vive fase pior que a do Cruzeiro. A última vitória aconteceu em 7 de abril, ainda pelo Campeonato Catarinense: 2 a 1 sobre a Chapecoense. Desde então, o time jogou 16 vezes, com sete empates e nove derrotas. Para tentar buscar o triunfo, o técnico Alberto Valentim tem evitado deixar que os jogadores se levem pelo momento ruim do time mineiro.

“O adversário tem qualidade, está com dificuldade também. Teve a troca do treinador, e é natural do ser humano, mesmo que a troca não tenha sido efetuada ainda, mas sempre tem um balanço ali, fazer coisas diferentes quando tem uma troca. Não podemos deixar isso atrapalhar. Temos que estar muito forte mentalmente. Em momento algum baixar o foco de vencer o jogo. Nada pode nos atrapalhar”, disse. 

Em relação ao time, Valentim revelou que Paulinho ocupará o lugar do suspenso Igor Fernandes na lateral esquerda. Outras duas alterações devem ocorrer na escalação, com as entradas do zagueiro Kunde e do atacante Brenner nas vagas de Marquinhos Silva e Gustavo Ferrareis
 
Com a saída de Ferrareis e a entrada de Brenner, o Avaí passaria a atuar com três jogadores avançados, abrindo mão de um volante.

AVAÍ X CRUZEIRO

Avaí
Vladimir; Léo, Betão, Kunde e Paulinho; Richard Franco, Pedro Castro e João Paulo; Lourenço, Bruno Sávio e Brenner.
Técnico: Alberto Valentim

Cruzeiro
Fábio; Orejuela, Dedé, Léo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Marquinhos Gabriel e Pedro Rocha; Sassá.
Técnico: Ricardo Resende

Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo, 11 de agosto de 2019, às 16h
Local: Ressacada, em Florianópolis/SC

Árbitro: Paulo Roberto Alves Silva (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
VAR: Adriano Milczvski

Tags: cruzeiroec futnacional seriea interiormg avaisc