Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Ex-técnico da Ferroviária analisa Claudinho, do Cruzeiro, como meia centralizado e de 'facilidade para fazer gol'

Sérgio Soares diz que jogador contribui bastante no setor de meio-campo

postado em 12/07/2020 20:30 / atualizado em 12/07/2020 21:12

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Ao pagar R$ 3 milhões por 70% dos direitos econômicos e firmar um contrato de cinco anos, o Cruzeiro deixou clara a aposta em Claudinho como um importante ativo para o futuro. O jovem de 19 anos vinha se destacando com a camisa da Ferroviária, de São Paulo, antes da paralisação do futebol devido à pandemia do novo coronavírus. Ex-técnico do time de Araraquara, Sérgio Soares elogiou o jogador em entrevista à Rádio Itatiaia.

“É um jogador que todo treinador procura, na minha opinião. Ele tem o um contra um, contribui muito no setor de meio e tem facilidade para fazer gol. Claudinho é um jogador rápido, não é velocista, e tem boa mudança de direção. O Cruzeiro vai fazer muito bem ao Claudinho, que tem potencial”.

Sérgio Soares promoveu Claudinho ao grupo principal da Ferrinha depois que ele se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior, com dois gols em quatro partidas. Embora tivesse qualidade para jogar pelos lados, o atleta era escalado por dentro, em uma função centralizada, de organização de jogo e troca de passes no meio-campo.

“O Claudinho tem facilidade para trabalhar tanto por dentro quanto pelos lados. Mas eu o aproveitava mais por dentro por entender que ele tem mais liberdade para fazer a movimentação. No corredor, ele ficaria restrito a um espaço mínimo. Pela qualidade que ele tem a gente não pode desperdiçar”.

Pela Ferroviária, Claudinho vestia habitualmente a camisa 8 quando atuava como titular. Na vitória sobre o Águia Negra-MS, por 6 a 2, pela segunda fase da Copa do Brasil, ele marcou dois gols - um em um chute por cobertura quase do meio-campo, depois de bola mal afastada pelo goleiro adversário. No geral, participou de 11 jogos.

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, Claudinho era o camisa 10 da Ferroviária. Na estreia, contra o Petrolina (vitória por 3 a 0), marcou um belo gol ao aplicar um chapéu no adversário e finalizar rasteiro no canto esquerdo. No jogo seguinte, abriu caminho para a goleada em cima do União Rondonópolis, por 5 a 1, com um chute de primeira após passe do atacante David.

No terceiro duelo, Claudinho retribuiu a assistência, colocando David em boas condições para girar o corpo, bater forte no canto esquerdo superior e assegurar o triunfo sobre o Palmeiras, por 1 a 0. Naquela altura, o jovem já começava a entrar no radar de grandes clubes. No fim de abril, surgiu a especulação de que Alexandre Mattos, diretor de futebol do Atlético, consultou a Ferroviária pelo jogador.

Em recente participação de transmissão on-line nas redes sociais da Ferroviária, o técnico do sub-20, Leonardo Mendes, mostrou-se contente com o crescimento de Claudinho e de outro jovem da base do clube, o atacante Felipe Estrella.

“O Claudinho, na preparação da Copa São Paulo, já tinha ido muito bem. Na própria Copinha, assumiu uma responsabilidade grande, fez grandes jogos e hoje ele é o xodó da torcida. Todo mundo tem o Claudinho como uma cria da casa mesmo e aí que vemos a importância do trabalho desenvolvido na base. O atleta, que é formado na Ferroviária, tem seu desenvolvimento elevado. É impressionante como os jogadores formados na base tem o carinho do torcedor”, analisou.

Nem tudo foi mar de rosas para Claudinho. Na Copa São Paulo de 2019, o meia teve rendimento apagado nos três jogos da etapa de grupos e perdeu a posição. Na terceira fase, nem sequer ficou no banco de reservas na derrota por 2 a 0 para o São Paulo, que viria a se sagrar campeão. Desmotivado com o mau desempenho, ele cogitou abandonar o futebol, mas só não o fez em razão da força que recebeu de familiares.

“Eu estava confiante, mas acabei não fazendo uma boa Copa São Paulo e meu rendimento caiu bastante. Eu pensei muito em parar de jogar e me questionava. Mas eu tive um apoio muito grande da minha família, como sempre desde que iniciei no futebol. Foquei muito mais no meu trabalho a partir de então”, contou o jogador, ao site oficial da Ferroviária.

No Cruzeiro, Claudinho poderá até mesmo aparecer em campo na retomada do Campeonato Mineiro, já que Maurício está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não poderá enfrentar a URT, no dia 26 (domingo), às 16h30, pela 10ª rodada. O técnico Enderson Moreira avaliou o reforço. “Eu acho que é um jogador muito promissor, no mercado do futebol foi um jogador assediado. Fico feliz que a gente tenha conseguido trazê-lo”.

Tags: serieb interiormg futnacional Ferroviária Claudinho