Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Eleição que definirá presidente do Cruzeiro no próximo triênio é agendada para 7 de outubro

Tendência é que pleito tenha Sérgio Rodrigues como candidato único

postado em 17/09/2020 17:40 / atualizado em 17/09/2020 22:29

(Foto: Igor Sales/ Cruzeiro)
A eleição que definirá o presidente do Cruzeiro no próximo triênio (2021/2022/2023) está agendada para quarta-feira, 7 de outubro, no clube do Barro Preto, em Belo Horizonte. A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Paulo César Pedrosa, em contato com o Superesportes.

A tendência é que o pleito tenha apenas Sérgio Santos Rodrigues como candidato. Se isso acontecer, ele será aclamado para o segundo mandato. No primeiro, Sérgio superou Ronaldo Granata na votação de 23 de maio (269 a 74) e tomou posse em 1º de junho juntamente com os dois vices, Lidson Potsch Magalhães e Biagio Pelluso.

Conforme o art. 22 do regimento, a reunião do Conselho Deliberativo precisa ser convocada por edital com 15 dias de antecedência em publicação em jornal de grande circulação em Minas Gerais, por comunicado afixado nas dependências do clube e por e-mail direcionado aos seus membros.

O art. 23, parágrafo 1º, ressalta a obrigatoriedade de registro de chapas no máximo dez dias antes das eleições. Por sua vez, o parágrafo 7º diz que haverá vitória por aclamação caso o candidato único receba aprovação por parte da maioria dos conselheiros.

Se houver dois ou mais postulantes à presidência, o peso dos votos é o mesmo para conselheiros beneméritos, natos e eleitos. Em um eventual empate, será proclamada vencedora a chapa cujo candidato contar mais tempo de inscrição e permanência no quadro de associados.

Conselho Deliberativo


A escolha para a mesa diretora do Conselho Deliberativo do Cruzeiro será em novembro. Segundo o art. 21, alínea "a", do Estatuto do clube, Paulo César Pedrosa não pode concorrer novamente à presidência do órgão. O atual vice, Nagib Geraldo Simões, e o conselheiro derrotado em maio, Giovanni Baroni, aparecem como potenciais candidatos.

Por fim, o mês de dezembro está reservado à escolha dos membros efetivos e suplentes do Conselho Deliberativo para um mandato de três anos. Nesse cenário, o associado o clube tem direito a voto, ainda que em peso menor, enquanto o conselheiro benemérito multiplica o valor por seis.

  • I   - Conselheiro Benemérito: 6 (seis) por um 1 (um);
  • II  - Conselheiro Nato: cinco 5 (cinco) por um 1 (um);
  • III - Conselheiro: 4 (quatro) por um 1 (um);
  • IV - Suplente de Conselheiro: 2 (dois) por 1 (um);
  • V  - Associado: 1 (um) por 1 (um)

De acordo com o Estatuto, o Conselho Deliberativo do Cruzeiro é composto, atualmente, por 17 conselheiros beneméritos (incluindo Sérgio Rodrigues), 280 natos, 220 associados e 110 suplentes.

Tags: presidente Cruzeiro eleição serieb interiormg futnacional Sérgio Rodrigues