Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Marcelo Moreno no Cruzeiro: de expectativa de gols a números frustrantes

Atacante não cumpriu meta de se tornar o maior artilheiro estrangeiro

postado em 23/02/2021 06:00 / atualizado em 23/02/2021 15:19

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Há pouco mais de um ano, Marcelo Moreno chegava ao Cruzeiro com a expectativa de fazer muitos gols na temporada para se tornar o maior artilheiro estrangeiro da história do clube. Sua contratação foi festejada pela torcida, que esperava o mesmo desempenho das duas passagens anteriores, quando o boliviano contabilizou 45 tentos em 93 jogos e conquistou três títulos: dois Mineiros (2008 e 2014) e um Brasileiro (2014).



No entanto, Moreno não engrenou no time. O primeiro gol só saiu na oitava partida, já na Série B do Brasileiro. Foi numa cobrança de pênalti na vitória por 3 a 2 sobre o Guarani, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Posteriormente, o centroavante anotou mais dois, ambos de cabeça, no empate por 1 a 1 com o CRB, pela oitava rodada, e na vitória por 2 a 0 diante do Paraná, na 19ª rodada.

Nos demais duelos, Moreno ficou apagado em campo, sem conseguir finalizar, tabelar e até mesmo dominar a bola, apesar do esforço e da luta que jamais lhe faltaram. A dificuldade de readaptação ao futebol brasileiro após cinco anos na China o tornava alvo fácil para os zagueiros adversários. Todavia, há de se ressaltar que outros centroavantes do elenco, como Sassá e Thiago, também mostraram pouco na Série B.

Em 2020, Marcelo Moreno jogou melhor na Seleção da Bolívia do que no Cruzeiro. Em três partidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, marcou três gols - nas derrotas para Argentina (2 a 1) e Equador (3 a 2), e no empate com o Paraguai (2 a 2). Os números o fizeram se isolar na primeira posição entre os maiores artilheiros do selecionado de seu país, com 21 gols em 79 jogos.

Na Raposa, porém, o veterano de 33 anos não cumpriu o objetivo de recuperar o posto de maior goleador estrangeiro do clube. Os três gols em 32 jogos na temporada 2020 o fizeram alcançar 48 (125 partidas) - dois a menos que o uruguaio Arrascaeta, que anotou 50 em 188 apresentações.

Com contrato até dezembro de 2022, Moreno tem tempo para uma reviravolta no clube, mas precisará alcançar grande desempenho nos treinamentos e convencer o técnico Felipe Conceição de que merece oportunidade. O titular da posição é o também experiente Rafael Sobis, de 35 anos, que marcou seis gols em 14 jogos na Série B de 2020.

Com características distintas, Sobis e Moreno até poderiam jogar juntos, mas Conceição, num primeiro momento, dificilmente abrirá mão dos atacantes de velocidade ou de um armador para escalar a dupla. O time que deve encarar o Uberlândia às 16h30 de sábado, no Parque do Sabiá, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, terá Fábio; Cáceres, Manoel, Paulo e Alan Ruschel; Matheus Neris, Matheus Barbosa e Marcinho; William Pottker, Felipe Augusto e Rafael Sobis.

Moreno, que retornou aos treinos com bola nessa segunda-feira, recebeu proposta do Always Ready, atual campeão da Bolívia, para disputar a Copa Libertadores. Já o Botafogo, em busca de um centroavante após cair para a Série B do Brasileiro, teria sondado a situação do camisa 9 celeste. O jogador, contudo, confia que poderá ter em 2021 um ano muito mais produtivo que o anterior na Toca da Raposa II e não deseja ser negociado.


Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional Marcelo Moreno mercadobola