2

Cruzeiro vence novamente o Athletic e avança à final do Campeonato Mineiro

Com gols de João Paulo e Vitor Roque, time celeste faz 2 a 1 no Mineirão e chega à decisão após dois anos ausente. Partida será no sábado, 2 de abril, às 16h30

26/03/2022 18:28 / atualizado em 26/03/2022 22:53
compartilhe
Vitor Roque fez o segundo gol da vitória do Cruzeiro sobre o Athletic
foto: Ramon Lisboa/EM D.A Press

Vitor Roque fez o segundo gol da vitória do Cruzeiro sobre o Athletic


O Cruzeiro confirmou a classificação à final do Campeonato Mineiro com vitória por 2 a 1 sobre o Athletic, neste sábado, no Mineirão, pelo jogo de volta das semifinais. João Paulo, de pênalti, e Vitor Roque, com assistência de Waguininho, marcaram os gols celestes. Rafhael Lucas, também em penalidade máxima, balançou a rede para o clube do interior.

Com o resultado deste sábado, a Raposa chegou a 4 a 1 no placar agregado, pois havia ganhado na terça-feira, também no Mineirão, por 2 a 0 - gols de Eduardo Brock e Edu.



A vaga na decisão do estadual é um feito importante para o Cruzeiro, que caiu na primeira fase em 2020 e foi eliminado nas semifinais em 2021. Na última disputa direta pelo título, o clube superou o rival Atlético, em 2019.

Festa do time do Cruzeiro e da torcida com a vaga na final do Mineiro



O Atlético, aliás, é o favorito para encarar o Cruzeiro na final, a ser realizada em jogo único, no sábado, 2 de abril, às 16h30. Para isso, precisa confirmar a classificação diante da Caldense, às 18h deste domingo, no Gigante da Pampulha.

Na ida, o alvinegro bateu a Veterana por 2 a 0, com dois gols de Hulk. O possível clássico contra o Cruzeiro terá torcida meio a meio no Mineirão e disputa por pênaltis em caso de empate no tempo normal.


Leia também:


Athletic 1 x 2 Cruzeiro: fotos da semifinal no Mineirão



O jogo

O técnico Paulo Pezzolano optou por poupar Edu, artilheiro do Cruzeiro no Mineiro, com seis gols, devido ao fato de ele estar pendurado com dois cartões amarelos. O escolhido para entrar foi o volante Filipe Machado.

Assim que soltou a bola, a Raposa se lançou ao ataque e quase abriu o placar aos 17 segundos. Waguininho recebeu passe rasteiro de Vitor Roque e, na grande área, chutou ao lado esquerdo de Pedro Rocha.

As equipes adotaram estratégias semelhantes: pressão na saída de bola do adversário e velocidade e movimentação pelas pontas. A qualidade técnica superior deu ao Cruzeiro supremacia no volume de jogo.

Aos 33 minutos, um descuido da defesa do Athletic abriu caminho para o primeiro gol do Cruzeiro. Vitor Roque se antecipou a Danilo, recuperou a bola na grande área e foi derrubado. Pênalti. João Paulo rolou com classe no canto esquerdo e abriu o placar aos 35: 1 a 0.

O Athletic não se entregou e correu atrás do empate. Aos 38, os jogadores pediram toque de mão de Machado, volante do Cruzeiro, dentro da área. Após consulta ao VAR, o árbitro Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira deu pênalti. Rafhael Lucas finalizou rasteiro e deixou tudo igual aos 42: 1 a 1.

João Paulo comemora com Vitor Roque após abrir placar em cobrança de pênalti
foto: Ramon Lisboa/EM D.A Press

João Paulo comemora com Vitor Roque após abrir placar em cobrança de pênalti


A resposta do Cruzeiro foi rápida. Aos 45, João Paulo cruzou a bola na segunda trave, Waguininho ajeitou de ombro, e Vitor Roque completou para o fundo da rede: 2 a 1. Foi o sexto gol em nove jogos do jovem de 17 anos na temporada.

Com mudanças no intervalo, entre elas a entrada de Ricardo Oliveira, ex-Santos e Atlético, o Athletic exigiu boas defesas de Rafael Cabral no segundo tempo. Aos 2, o goleiro segurou o cabeceio de Sidimar. Aos 10, espalmou a falta cobrada por Ricardo Oliveira.

Em meio ao desespero do rival na busca por gols, o Cruzeiro teve espaço para contra-atacar. Aos 22 minutos, Vitor Leque quase anotou o terceiro. Ele carregou a bola, encontrou espaço na entrada da área e arrematou com força rente à trave direita.

O Athletic criou chances para empatar, mas parou em ótimas intervenções de Rafael Cabral. Aos 32, Danilo cabeceou com força no canto direito, e o camisa 1 espalmou. Aos 39, Willian Mococa se aproveitou de erro de passe de Willian Oliveira e bateu rasteiro para fora. Já aos 47, Cabral voltou a brilhar em chute cruzado de Ricardo Oliveira.

Fotos das torcidas de Athletic e Cruzeiro, no Mineirão, pela semifinal



ATHLETIC 1X2 CRUZEIRO


ATHLETIC
Pedro Rocha; Edson Miranda (Diego Petrin, no intervalo), Danilo, Sidimar e Vinícius Silva (Antônio Falcão, no intervalo); Diego Fumaça, Wallisson (Ricardo Oliveira, no intervalo) e Willian Mococa; Nathan, Douglas (Alason Carioca, aos 30 do 2T) e Rafhael Lucas (Kadu, aos 38 do 2T)
Técnico: Roger Silva

CRUZEIRO
Rafael Cabral; Rômulo (Marcelinho, aos 21 do 2T), Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Filipe Machado (Adriano, aos 26 do 2T), Fernando Canesin (Pedro Castro, aos 12 do 2T) e João Paulo; Vitor Roque (Vitor Leque, aos 12 do 2T) e Waguininho (Geovane, aos 20 do 2T)
Técnico: Paulo Pezzolano

Gols: Rafhael Lucas, aos 42 do 1T (Athletic); João Paulo, aos 35, Vitor Roque, aos 45 do 1T (Cruzeiro)

Cartões amarelos: Wallisson, aos 11, Danilo, aos 33 do 1T; Douglas Santos, aos 17, Ricardo Oliveira, aos 49 do 2T (Athletic); Fernando Canesin, aos 27, Waguininho, aos 46 do 1T; João Paulo e Paulo Pezzolano, aos 7, Vitor Roque, aos 8, Rômulo, aos 16 do 2T (Cruzeiro)

Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte

Data: sábado, 26 de março de 2022

Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira

Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Frederico Soares Vilarinho

Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira

Público: 18.894

Renda: R$ 534.365,00

Compartilhe