2

Forbes apresenta aumento de 36% na audiência geral da WNBA nos Estados Unidos

Dentro do crescimento apontado pela revista, 50% se dá entre mulheres

11/07/2018 15:30 / atualizado em 11/07/2018 15:30
compartilhe
Los Angeles Sparks e Minnesota Lynx, de Maya Moore (direita), decidiram as últimas duas finais da WNBA
foto: Reprodução/Twtiter Minnesota Lynx @minnesotalynx

Los Angeles Sparks e Minnesota Lynx, de Maya Moore (direita), decidiram as últimas duas finais da WNBA

Um estudo da revista estadunidense Forbes, divulgado nessa segunda-feira, apontou um dado interessante envolvendo a WNBA, a liga de basquete feminina dos Estados Unidos. O levantamento apontou um aumento de 36% na audiência geral do campeonato nas emissoras de televisão do país. Dentro desse dado, 50% do crescimento se dá entre mulheres.

A WNBA, em parceria com a NBA, adotou novas estratégias que ajudam a justificar tal crescimento. A principal delas se dá por meio de campanhas nas redes sociais, que incentivam o público a acompanhar o torneio (encabeçadas pelo lema e tag #WatchMeWork, "veja-me trabalhar").

O perfil da WNBA nas três principais redes sociais atualmente (Instagram, Twitter e Facebook) têm atualização periódica de resultados e informações adicionais, como quebra de recordes e horário das partidas, além de entrevistas exclusivas. No Twitter, inclusive, há a transmissão de alguns jogos desde a última temporada. A liga soma cerca de 14 milhões de curtidas e seguidores nas plataformas.

Na última temporada, a WNBA registrou o maior número total de torcedores (1.574.078) e a maior média de público por jogo (7.716) nos ginásios desde 2011.

O calendário também facilita a visibilidade para o basquete feminino dos Estados Unidos. A maior parte dos jogos da temporada da WNBA ocorre no período de recesso da NBA, uma das principais ligas esportivas do mundo, evitando a competição por audiência para o público "basqueteiro".

Oficialmente, a temporada 2018 da WNBA teve início em 18 de maio e se encerrará em 16 de setembro. O período competitivo profissional da NBA costuma terminar em meados de junho e começar em agosto.

O Minnesota Lynx é o atual campeão, ao bater o Los Angeles Sparks nas finais de 2017. As equipes decidiram as duas últimas WNBA, tendo o Sparks vencido em 2016. Em 2018, o Seattle Storm lidera a temporada regular, com 15 vitórias e 6 derrotas. O torneio conta com 12 franquias. No Brasil, a liga é transmitida pelo canal de assinatura ESPN.

Compartilhe