Basquete
None

NBA

Em mais um jogo de reviravoltas, Raptors vence Warriors e fatura título inédito da NBA

Time canadense ganha novamente fora de casa e faz 4 a 2 na série final

postado em 14/06/2019 00:53 / atualizado em 14/06/2019 01:57

<i>(Foto: Ezra Shaw/AFP)</i>
O Toronto Raptors conquistou o título inédito da NBA. A franquia canadense venceu o Golden State Warriors por 114 a 110, nesta quinta-feira, na Oracle Arena, em Oakland, na Califórnia, e fez 4 a 2 na série decisiva da melhor de sete. Com isso, os canadenses evitaram a necessidade de uma sétima partida e garantiram o primeiro troféu da maior competição de basquete.

A festa em Toronto dependeu de uma grande atuação coletiva do Raptors. Kyle Lowry (26), Pascal Siakam (26), Kawhi Leonard (22) e Fred VanVleet (22) somaram mais de 20 pontos. Serge Ibaka saiu do banco e marcou 15 pontos em 22 minutos em quadra. O pivô espanhol Marc Gasol marcou apenas três, mas compensou com nove rebotes, quatro assistências e presença na defesa.



Pelo lado do Golden State Warriors, o grande destaque foi Klay Thompson. O ala, que deixou a quadra no fim do terceiro quarto por causa de lesão no joelho, marcou 30 pontos em 32 minutos de jogo. Draymond Green anotou triplo-duplo, com 11 pontos, 13 assistências e incríveis 19 rebotes. Stephen Curry somou 21 pontos, número modesto comparado ao desempenho no restante da série.

Personagem central do jogo 5 ao não converter o arremesso da virada no último lance, Kyle Lowry começou dando a resposta e marcou os oito primeiros pontos do jogo com direito a duas cestas de três. Ao todo, o marcou somou 15 pontos, superando sua pontuação nos jogos 1, 2 e 4 da série.

Porém o Golden State Warriors contava com os Splash Brothers. Klay Thompson (10) e Stephen Curry (7) somaram 17 pontos e foram vitais para que Toronto não disparasse na frente. Mesmo assim, o Raptors saíu vencendo por 33 a 32, placar que daria o tom do jogo.

Tal como o primeiro quarto, o segundo foi marcado pelo equilíbrio. As duas equipes se alternaram diversas vezes na dianteira e totalizaram 14 trocas de liderança no primeiro tempo, maior número de um jogo na série. O placar do intervalo mostrava ligeira vantagem de Toronto: 60 a 57.

O grande nome do time canadense na segunda parcial foi Serge Ibaka, que contribuiu com oito pontos e foi importante na defesa, como de costume. Pelo Warriors, Andre Iguodala teve um desempenho inédito na série, marcando sete pontos.

Os principais jogadores dos dois times, no entanto, tiveram primeiro tempo apagado no ataque. Stephen Curry e Kawhi Leonard somaram apenas nove pontos cada, mas Curry foi importante na armação das jogadas, enquanto Kawhi se destacou na defesa.

<i>(Foto: Ezra Shaw/AFP)</i>


Warriors perde Klay Thompson


O nome do terceiro quarto foi Klay Thompson. O principal jogador do Warriors no jogo marcou mais 12 pontos na parcial, somando 30 na noite, mas protagonizou uma cena de tensão: após tentar realizar uma bandeja e sofrer falta, o ala caiu de mau jeito e lesionou o joelho direito. Thompson cobrou seus lances livres, mas foi para o vestiário em seguida.

Na parcial, Golden State Warriors conseguiu chegar ao último quarto com a vantagem. O Warriors superou o Raptors por cinco pontos (31 a 26) e, pela primeira vez no jogo, esteve à frente ao início de um quarto. O time da casa, porém, precisaria jogar sem Thompson.


Toronto vira e faz história


No último quarto, brilhou a estrela de Fred VanVleet. O reserva de luxo de Toronto somou 12 pontos na parcial, nove deles em arremessos de três pontos, e comandou a virada do time canadense. Sem Thompson, o Golden State Warriors não conseguiu responder à altura e acabou perdendo por 114 a 110.

GOLDEN STATE WARRIORS 110 x 114 TORONTO RAPTORS

GSW
Iguodala, Draymond Green, Looney, Thompson e Curry
Reservas: Bogut, McKinnie, Cousins, Cook, Livingston, Jerebko
Técnico: Steve Kerr

TOR
Leonard, Siakam, Gasol, Danny Green e Lowry
Reservas: VanVleet, Ibaka, Powell
Técnico: Nick Nurse

Finais da NBA: Toronto Raptors 4 x 2 Golden State Warriors

Jogo 1: TOR 118 x 109 GSW
Jogo 2: TOR 104 x 109 GSW
Jogo 3: GSW 109 x 123 TOR
Jogo 4: GSW 92 x 105 TOR
Jogo 5: TOR 105 x 106 GSW
Jogo 6: GSW 110 x 114 TOR

Tags: Golden State Warriors Toronto Raptors warriors raptors finais título nba