Basquete
None

MINAS

Contratar Alex e renovar com Leandrinho: Minas começa a planejar montagem de elenco

Equipe mineira estuda também disputar o Campeonato Paulista neste ano

postado em 14/06/2019 17:45 / atualizado em 21/06/2019 11:43

<i>(Foto: Victor Lira/Bauru)</i>
O Minas começou a se mexer em busca da melhor montagem de elenco possível para a temporada 2019/2020 do basquete nacional. O clube ainda não oficializou nenhuma ação, mas já sonda jogadores no mercado e planeja até a disputa do Campeonato Paulista deste ano. A ideia dos diretores minas-tenistas é de ter os experientes Leandrinho e Alex, de 36 e 39 anos, como líderes do grupo.

Depois de cinco temporadas no Bauru, o ala Alex não seguirá no clube paulista. O Minas sondou o atleta e espera que ele, junto do ex-colega de Seleção Brasileira Leandrinho, liderem a equipe na próxima temporada. Assim sendo, o clube da Rua da Bahia sondou a situação o “Brabo”. A informação foi antecipada pela Rádio Jovem Pan News Bauru e confirmada pelo Superesportes, em contato com Alexandre Cunha, diretor do basquete minas-tenista.

“Sempre foi sabido, de consenso, que queríamos o Alex aqui. Eu acredito que ele deve ter abordagem de várias equipes, já disseram que Brasília, São Paulo, poderiam ir atrás dele. Pedimos para ele aguardar a resolução dos patrocínios para apresentarmos uma proposta. A gente, concretizando nossos patrocinadores, gostaria de ter o Alex e montar uma equipe tendo ele e o Leandrinho como protagonistas”, disse o diretor.

Já com Leandrinho, a situação seria de renovação de contrato. O ala-armador chegou ao Minas em 12 de dezembro de 2018, no meio da temporada passada. O camisa 91 atuou em 13 partidas como minas-tenista, com cinco vitórias e oito derrotas. O jogador da Seleção Brasileira e campeão da NBA em 2015 tem sondagens de outros clubes, mas aceitou aguardar um posicionamento do Minas, de acordo com Alexandre Cunha.

<i>(Foto: Orlando Bento/Minas)</i>
“Conversei com ele (Leandrinho) ontem (quinta-feira). Ele disse que recebeu sondagens de outros clubes, mas que pode esperar nossa definição”. O ala-armador deve disputar a Copa do Mundo deste ano, entre 31 de agosto a 15 de setembro, e antes do Mundial irá disputar um torneio de basquete de rua, na França, em 22 e 23 de junho. O diretor do Minas não se incomoda com o fato.

“Eu acho esse torneio ótimo, todo tipo de divulgação para o basquete brasileiro eu acho bacana. Até agora, a equipe do Minas se apresentar em primeiro de agosto e até lá é férias. Nos EUA acontece esses pequenos torneios, camps, eles não aguentam ficar parados”, disse.

O Minas ainda busca fechar com patrocinadores para ter mais força no mercado (até o momento, somente a CVC tem contrato com o clube). Dessa forma, o time busca a aproximação dos atletas por meio de sondagens. O diretor revelou que outros dois atletas foram procurados pelo clube.

O técnico Flávio Espiga, que segue com situação indefinida, já viu dois dos atletas titulares deixarem a equipe. O ala Dominique Coleman tem um acerto encaminhado com o Paulistano, e o ala-pivô Wesley já foi anunciado como reforço do Corinthians. Os demais atletas da última temporada seguem no mercado e ainda não foram procurados para renovar com o Minas.

“Tem atletas que não têm a paciência de esperar, e eu nem julgo isso. Mas eles recebem uma proposta e, com muita ética, procuram o Minas. Eu não vou ficar prendendo atleta, pois ainda não tenho condições de equiparar uma proposta ou de até prometer valores. Esses atletas que estão saindo é porque não podem esperar uma decisão nossa”, analisou. Assim como nos últimos três anos, o Minas tentará contratar atletas estrangeiros após a diretoria acompanhar um torneio de verão em Las Vegas, entre 5 e 7 de julho.

<i>(Foto: Divulgação/Corinthians)</i>

Minas no Campeonato Paulista?

 


Para se preparar melhor para o próximo NBB, o Minas estuda disputar o Campeonato Paulista deste ano, disputado de 31 de julho a 10 de outubro. A informação foi publicada inicialmente pelo The Basketown e confirmada pelo Superesportes. A disputa se daria com uma parceria com o Unifae/São João da Boa Vista.

“Ontem eu fui em São João da Boa Vista e conheci a estrutura, muito boa, pessoal lá está de parabéns. A coisa ainda está embrionária, estamos com prazo curto porque para jogarmos o Paulista os atletas teriam de se apresentar em julho. Se formos jogar, seria com nome e marcas deles também, talvez juntando os dois nomes. Mas ainda não sabemos, pois nem atleta eu tenho para jogar hoje. Ideia seria de nós termos, no mínimo, oito jogadores pegarmos alguns dos jogadores deles, que são todos jovens. Mas ainda vamos pensar com muita calma, não tem nada certo”, finalizou.

O próximo NBB tem início previsto para o início de agosto. O Campeonato Mineiro deste ano ainda não tem situação definida, mas o Minas estará na disputa, seja com o time principal ou com uma equipe com atletas da categoria de base. 

Tags: nbb basquete minas