2

Minas vence de virada o Flamengo no Maracanãzinho e vai à final do Super 8

Terceiro período foi o ponto de virada da partida, já que o Minas perdia por oito pontos no intervalo

18/01/2022 22:09 / atualizado em 18/01/2022 23:03
compartilhe
Minas fez ótimo segundo tempo e venceu com autoridade e jogo coletivo o Flamengo
foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Minas fez ótimo segundo tempo e venceu com autoridade e jogo coletivo o Flamengo

O Minas está na final da Copa Super 8, torneio disputado entre os oito melhores do primeiro turno do NBB. Na noite desta terça-feira, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o time minas-tenista venceu o Flamengo por 71 a 63 pela semifinal do torneio e garantiu a vaga na decisão, que dá ao campeão uma vaga na Champions League da próxima temporada.

O Flamengo, empurrado por mais de 1200 torcedores, teve um ótimo primeiro tempo e foi ao intervalo vencendo por 36 a 28. O Minas voltou outro do tempo de descanso, conseguiu reagir e, com um novo basquete, colocou 11 pontos de frente no terceiro período. Desde então, bastou aos comandados do técnico Leo Costa administrarem a situação e fecharem a vitória em 71 a 63.

O Minas volta à quadra justamente na final do Super 8, em jogo único no sábado, às 16h10, na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. O time enfrenta São Paulo ou Caxias do Sul, que definem a outra vaga na final nesta quarta-feira, em jogo no Morumbi, na capital paulista.

Já o Flamengo, atual campeão do Super 8 e agora eliminado, volta a cabeça para o NBB. Os rubro-negros enfrentam o Caxias do Sul na próxima terça-feira, no Maracanãzinho, pela 13ª semana da fase classificatória do NBB.

O jogo


A partida começou equilibrada, com muita intensidade dos dois lados. O jogo contou com troca de lideranças no placar, mas o Flamengo terminou à frente os dez minutos iniciais à frente por 18 a 16. O segundo quarto foi duro para o Minas, que errou além da conta e viu o Fla, por duas vezes, colocar nove pontos de vantagem. O time da casa aproveitou as falhas e, aliado ao aproveitamento ruim do Minas, foi ao intervalo vencendo por 36 a 28.

Minas, do armador Alexey Borges, conseguiu neutralizar o Flamengo, do ala-armador mexicano Luke Martínez, a partir do segundo tempo
foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Minas, do armador Alexey Borges, conseguiu neutralizar o Flamengo, do ala-armador mexicano Luke Martínez, a partir do segundo tempo

O jogo virou por completo no terceiro período. O Minas retornou do intervalo com uma corrida de 9 a 0 e conseguiu virar o placar. O Flamengo não conseguiu se encontrar e foi a vez dos mandantes ficarem atrás no marcador por 11 pontos, o placar indo ao período final com 54 a 43 para os visitantes.

Encurralado, foi a vez de o Flamengo correr atrás do prejuízo. O time da casa, que chegou a estar atrás em 12 pontos, conseguiu cortar a vantagem mina-tenista para seis, mas o Minas foi frio e controlou o marcador. Ao fim, a equipe de Leo Costa venceu por 71 a 63.

Flamengo 63 x 71 Minas


Flamengo
Yago Mateus, Luke Martínez, Brandon Robinson, Rafa Mineiro e Vítor Faverani; JP Batista, Dar Tucker, Franco Balbi e Rafael Rachel. Técnico: Gustavo De Conti. Desfalques: Olivinha e Túlio da Silva (COVID-19)

Minas
Alexey Borges, Shaquille Johnson Sr., Gui Deodato, Renan Lenz e Maique; Augusto Alcassa, Gui Santos, Facundo Corvalán e Felipe Queirós. Técnico: Leo Costa. Desfalques: Tavario Miller (COVID-19)

Destaques do jogo


Minas

Gui Deodato: 18 pontos e 8 rebotes

Gui Santos: 10 pontos, 2 rebotes e 3 assistências

Alexey Borges: 9 pontos, 5 rebotes e 5 assistências

Flamengo

Brandon Robinson: 19 pontos e 6 rebotes

Dar Tucker: 13 pontos e 4 rebotes

Luke Martínez: 9 pontos, 7 rebotes e 2 assistências

Motivo: jogo único da semifinal da Copa Super 8

Local: Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ)

Data e horário: terça-feira, 18 de janeiro de 2022, às 20h
 
Transmissão: ESPN 4 e TV Fla 

Arbitragem: Fernando Serpa Oliveira (Internacional-RS), Jonas de Carlo Pereita (Internacional-SP) e Jacob Cassimiro Barreto (Internacional-SP). Operador instant replay: Gabriel de Melo Alves.

Compartilhe