Erro ao renderizar o portlet: Copa2014 - Corpo Meio - Conteudo Relacionado Topo

Erro: 'Tags' object is not iterable

Região Centro-Oeste

Cuiabá

Capital mato-grossense receberá quatro jogos do Mundial

postado em 09/04/2014 17:30 / atualizado em 15/04/2014 23:07

Arthur Sala Minoves /Superesportes

José Medeiros/divulgação


Cuiabá é conhecida por possuir vias arborizadas, condição que rendeu à capital e maior cidade do Mato Grosso a alcunha de 'cidade verde'. Essa característica peculiar se reflete no premiado projeto da Arena Pantanal, que busca diminuir os impactos da construção do estádio no ambiente urbano.
Divulgação


Para combater eventuais ilhas de calor que podem surgir no local, a Arena Pantanal conta com áreas permeáveis e cerca de três mil árvores plantadas em seus arredores. Além disso, a estrutura está equipada com soluções sustentáveis, como a utilização de água de subsolo no sistema de ventilação, pisos e cobertura com níveis de refletância. Com capacidade para 42.968 torcedores, o estádio conta ainda com arquibancadas e cobertura desmontáveis.

Mesmo com essas particularidades, a Arena Pantanal foi "vítima" das chuvas que acometeram Cuiabá durante a inauguração da obra. No dia 4 de abril de 2014, horas antes da partida de abertura entre Mixto-MT e Santos, pela Copa do Brasil, o entorno do estádio foi alagado. Na ocasião, foi registrada a queda de uma árvore, além de um nível de lâmina d'água superior aos do acesso à arena.

Apesar do estádio levar apenas o nome do Pantanal, em Cuiabá estão presentes outros dois biomas brasileiros: o Cerrado e a Amazônia. Por isso, a capital mato-grossense é destino certo para aqueles que desejam um contato mais próximo com a natureza, contando com os atrativos do já citado Pantanal, o maior santuário ecológico do planeta, além da Chapada dos Guimarães, que localiza-se a cerca de 70km do município de 551 mil habitantes.

Dentro da cidade, vale a pena visitar o Centro Histórico local, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Destaque para as primeiras vias urbanas, ainda preservadas, remontando à descoberta do ouro às margens do córrego da Prainha, durante o século XVIII. A mineração foi atividade apenas durante oito anos na região, mas exerceu grande influência na sua primeira fase de colonização. Fato que viria a se repetir em proporções semelhantes apenas no século XX, em povoamento ocasionado por projetos de desenvolvimento tendo em vista a exploração da Amazônia. Outro ponto que pode interessar os turistas é o Museu Rondon do Índio, que traz registros de diversos povos indígenas típicos do território e o Museu de Pedras Ramis Bucair, que expõe pedras preciosas, rochas e instrumentos arqueológicos.

O município, que desponta como uma potência agropecuária, com recordes nacionais de produção de soja, algodão e milho, possui um projeto de metrô de superfície para melhorar sua mobilidade urbana. O VLT de Cuiabá terá 22,2 km de extensão, com duas vias ligando o Centro Político Administrativo da cidade ao aeroporto Marechal Rondónio e o bairro de Coxipó à região central. Com custo de R$ 1,4 bilhão, a obra mais cara da Copa está atrasada e não ficará pronta a tempo do Mundial, tendo inauguração prevista para dezembro de 2014.

Arte Soraia Piva




Página oficial da cidade e da secretaria de turismo:
www.cuiaba.mt.gov.br e www.cuiaba2014.mt.gov.br

Centro de atendimento ao turista
Disque Turismo
(65) 3623-0000