Mais Esportes
None

FUTEBOL AMERICANO

Cruzeiro disputa final do Brasileiro de futebol americano neste domingo

Equipe mineira joga contra o João Pessoa Espectros, no Independência

postado em 10/12/2017 09:19 / atualizado em 10/12/2017 11:15

João Guilherme Oliveira/Cruzeiro
Pela primeira vez na história, desde que o futebol americano chegou ao Brasil, em 2009, Minas Gerais pode ter seu primeiro campeão brasileiro: o Cruzeiro, que decide o título contra o João Pessoa Espectros, da Paraíba, às 17h, no Estádio Independência. A competição nacional, o Torneio Touch Down, é disputada por oito dos 30 clubes da Primeira Divisão. A partida é chamada Brasil Bowl, uma referência à final desse esporte nos Estados Unidos.

O time mineiro garantiu a sua classificação para brigar pela taça depois de derrotar o Coritiba Crocodiles, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, por 17 a 10, de virada. A equipe mineira chegou a estar perdendo por 10 a 0. Já o Espectros se classificou ao bater o Cuiabá Arsenal por 40 a 21, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

O Cruzeiro passou a atuar na modalidade neste ano, quando assumiu o Get Eagles, que foi o campeão da Segunda Divisão em 2017. Hoje, o estado tem duas equipes na Primeira Divisão. A outra é o Minas Locomotiva, a mais antiga. Outros dois times mineiros já disputaram a principal competição, o Uberlândia Lobos (2011/12) e o Ipatinga Tigers (2012).

O futebol americano é tido como “novo esporte” no Brasil e é um dos que mais crescem na atualidade em adesão e fãs, atrás do MMA. Há oito anos, a primeira competição teve oito representantes, nenhum de Minas Gerais. Hoje, o Brasileiro tem 30 equipes e existe ainda a Segunda Divisão.

O destaque celeste é o quarterback Álvaro Fadini, que estava na equipe que conquistou o título da Segunda Divisão no ano passado. “Contamos com o apoio da torcida para conquistar este título que será o primeiro do Cruzeiro no futebol americano. O time deles é perigoso. Já foi campeão brasileiro”, alerta.

Tags: cruzeiroec