Mais Esportes
None

ATLETISMO

COI anuncia mudança de data da maratona feminina dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Forte calor no verão japonês provocou alteração da prova para Sapporo

postado em 04/12/2019 15:57 / atualizado em 04/12/2019 20:51

(Foto: Reprodução/Twitter)
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira as datas e os detalhes da maratona e da marcha atlética das Olimpíadas de Tóquio, que foram transferidas da capital para Sapporo em razão do forte calor no verão japonês.

O COI e o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio informaram que as maratonas feminina e masculina serão disputadas, respectivamente, nos dias 8 e 9 de agosto, último fim de semana da Olimpíada.

As duas corridas começarão às 7 horas (horário local), mais tarde que os horários programados em Tóquio, onde a maratona feminina seria em 2 de agosto. Com a manutenção da disputa para o dia 9, a prova masculina mantém a tradição de fechar os Jogos.

Todas as provas de maratona e marcha atlética serão disputadas em um período de quatro dias consecutivos, de 6 a 9 de agosto para ajudar os técnicos e os atletas em Sapporo. O Sapporo Odori Park será a sede da marcha atlética, cujas provas possuem 20 e 50 quilômetros.

O COI anunciou no final de outubro a mudança do local das provas e surpreendeu o mundo esportivo com uma decisão que não foi discutida previamente com as autoridades locais. A alteração contrariou a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, que disse não estar convencida dos argumentos.

Os organizadores do evento sob o argumento de que tomaram a decisão de forma repentina em razão do que aconteceu no Mundial de Atletismo, em Doha, entre setembro e outubro, quando as altas temperaturas prejudicaram as performances dos atletas. Em Sapporo, que recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972, os competidores devem encontrar "temperaturas significativamente mais baixas".

Tags: atletismo maratona tóquio Jogos Olímpicos Sapporo