Mais Esportes
None

MAIS ESPORTES

'Estamos diante de problemas de verdade', diz membro do COI sobre Jogos de Tóquio

Novas datas do evento são de 23 de julho a 8 de agosto de 2021

postado em 22/05/2020 20:35

(Foto: AFP)
O australiano John Coates, influente membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), reconheceu que existem “problemas de verdade” para a organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, adiados em um ano devido à pandemia do coronavírus.

“Estamos diante de problemas de verdade, porque há atletas que vêm de 206 países” diferentes, lembrou o chefe do Comitê Olímpico Australiano durante coletiva de imprensa organizada pelo grupo News Corp.

“Serão 11.000 atletas, 5.000 dirigentes e técnicos, 20.000 pessoas da imprensa e 4.000 pessoas que trabalham na organização dos Jogos neste momento, aos quais se somarão 60.000 voluntários”, lembrou Coates.

“Os Jogos só podem ser disputados em 2021, não podemos adiá-los novamente e temos que partir do princípio de que não haverá uma vacina (contra o coronavírus), ou se houver em um ano não haverá tempo suficiente para comparti-la pelo mundo todo”, analisou o ex-vice-presidente do COI.

“Será que teremos que colocar a Vila Olímpica em isolamento? Todo atleta que participar terá que respeitar um período de quarentena? Haverá um limite de espectadores em cada instalação de competição”, questionou.

Coates, que preside o Comitê de Organização do COI para os Jogos Olímpicos de 2020, se pronunciou um dia após o presidente do COI, Thomas Bach, alertar que os Jogos de Tóquio serão cancelados se não forem disputados em 2021.

“Não se pode empregar eternamente de 3.000 a 5.000 pessoas no Comitê de Organização”, explicou Bach à emissora britânica “BBC”, destacando os grandes desafios que representa o reagendamento em sequência de grandes competições provocado pelo adiamento olímpico.

“Não se pode modificar o calendário esportivo mundial de todas as principais federações. Não se pode deixar os atletas na incerteza”, afirmou Bach.

Em 24 de março, o COI anunciou o histórico adiamento dos Jogos de Tóquio, inicialmente previstos para serem disputados entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020. As novas datas do evento são de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Tags: maisesportes