Fluminense
None

COPA SUL-AMERICANA

Contra altitude e mau retrospecto, Fluminense visita a LDU pela Sul-Americana

Tricolor tem a vantagem do empate e pode perder por um gol de diferença

postado em 20/09/2017 20:06 / atualizado em 21/09/2017 09:23

Nelson Perez/Fluminense
O Fluminense visita a LDU nesta quinta-feira, às 19h15 (de Brasília), no Estádio Casa Blanca, em Quito, capital do Equador, em confronto válido pela rodada de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O Tricolor conseguiu ganhar o confronto de ida por 1 a 0 e agora tem a vantagem do empate para se classificar. Os brasileiros ainda podem perder por um gol de diferença, mas a partir de 2 a 1, já que os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Aos equatorianos resta devolver o 1 a 0 e forçar a disputa de pênaltis, ou então, vencer por dois ou mais gols de vantagem para se garantir diretamente nas quartas de final.

Ciente da necessidade de vitória da LDU, o técnico do Fluminense, Abel Braga, orientou seus jogadores para que eles estejam prontos para suportar a pressão dos equatorianos. A Sul-Americana é uma prioridade no Fluminense, que jamais conquistou um título continental em sua gloriosa história.

"Nós sabemos que vamos enfrentar uma pressão, pois a LDU precisa fazer o resultado e vai tentar buscar o gol desde os primeiros minutos. Vamos ter que saber lidar com esta situação, neutralizando as principais jogadas deles e procurando atacar quando tivermos a posse de bola. A tentativa de buscar o gol por parte deles é esperada e por isso mesmo vamos precisar ser inteligentes e trabalhar bem a posse de bola", disse o goleiro Júlio César.

Outra preocupação dos tricolores é com a altitude de 2.800 metros da capital equatoriana.

"Nunca joguei na altitude, mas sei pelos demais que realmente é algo impressionante e que sentimos bastante. Logo, teremos que ter equilíbrio, fazer a bola correr e não cair nas armadilhas da LDU, que vai querer nos cansar", afirmou o meia Gustavo Scarpa.

O Fluminense tem problemas em termos de escalação. Abel Braga não terá a dupla de zaga considerada titular. Henrique segue com dores na coxa esquerda e Renato Chaves com incômodo na panturrilha esquerda. Assim, Nogueira e Frazan farão mais uma vez a dupla defensiva. O atacante Henrique Dourado, artilheiro do Campeonato Brasileiro, cumpre suspensão pois foi advertido com o terceiro cartão amarelo no jogo de ida. Pedro e Robinho, que cumpriram suspensão na derrota por 3 a 1 para o Atlético-PR pelo Brasileirão, disputam a vaga.

Pelo lado da LDU, o técnico Pablo Repetto pediu paciência a seus comandados na busca pela classificação: "Nós não podemos ser suicidas na busca pelos gols, embora esteja dentro da nossa estratégia atacar desde cedo para abrirmos logo o marcador e igualarmos a série. Temos que pressionar, mas sem deixar espaços. O ideal é abusar das jogadas de velocidade, pois eles sentem muito a altitude. Temos que fazer viradas de jogo para confundirmos a marcação do Fluminense", analisou o treinador.

Para este compromisso, o técnico da LDU não quis antecipar a escalação, mas deverá manter a base que atuou no Rio de Janeiro. O time ganhou folga no fim de semana pelo Campeonato Equatoriano para se preparar de maneira integral para esta partida.

Fluminense e LDU são velhos conhecidos. Os times duelaram na grande decisão da Copa Libertadores de 2008. Na ida, a LDU surpreendeu e ganhou por 4 a 2. Na volta, no Maracanã lotado, o Tricolor fez 3 a 1 e forçou a prorrogação e a disputa por pênaltis. Nas penalidades, os equatorianos ganharam por 3 a 1. Um ano depois, pela Copa Sul-Americana de 2009, nova final. Em casa a LDU aplicou uma goleada histórica por 5 a 1, enquanto que no Rio de Janeiro o Tricolor conseguiu apenas um 3 a 0, em jogo que o artilheiro Fred acabou expulso.

FICHA TÉCNICA
LDU X FLUMINENSE


Local: Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador)
Data: 21 de setembro de 2017 (Quinta-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Fernando Rapallini (Argentina)
Assistentes: Gabriel Chade (Argentina) e Ariel Scime (Argentina)

LDU: Leonel Nazareno, John Narváez, Lucas Tagliapietra, Horacio Salaberry e Aníbal Chalá; Edison Vega, Jefferson Intriago, Anderson Julio e Jonathan Valencia; Jonathan Betancourt e Hernán Barcos
Técnico: Pablo Repetto

FLUMINENSE: Julio César, Lucas, Frazan, Nogueira e Marlon; Jefferson Orejuela, Douglas, Wendel e Gustavo Scarpa; Wellington Silva e Pedro (Robinho)
Técnico: Abel Braga

Tags: fluminenserj copasulamericana ldu futnacional