Fluminense
None

SÉRIE A

Sem Ganso, Fluminense recebe Bahia para ampliar série invicta e se afastar da degola

Tricolor das Laranjeiras não perde há quatro partidas

postado em 12/10/2019 10:46 / atualizado em 12/10/2019 10:47

<i>(Foto: Divulgação/Fluminense)</i>
Em recuperação no Campeonato Brasileiro, o Fluminense quer ampliar a série invicta no torneio e abrir uma distância maior em relação à zona de rebaixamento. Para isso, o time carioca precisa vencer o Bahia neste sábado, às 19 horas, no Maracanã, em duelo da 25ª rodada.

A equipe tricolor não perde há quatro partidas, três delas sob o comando do técnico Marcão. São dois empates e dois triunfos neste período em que o elenco retomou a autoestima com o novo treinador.

Mesmo assim, a proximidade com a zona da degola ainda preocupa, já que o Fluminense ocupa a 15ª colocação e soma 26 pontos, apenas três a mais que o Ceará, o primeiro integrante do grupo dos quatro piores.

Marcão terá baixas importantes para a partida. Além de Allan, Caio Henrique e Marcos Paulo, que já desfalcaram a equipe na última rodada com a seleção olímpica - os dois primeiros estão com a Seleção Brasileira olímpica e o último, com a seleção sub-19 de Portugal -, o técnico Marcão perdeu Yuri e Ganso, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

"Tenho muita confiança no grupo que temos, todos que entram têm correspondido à altura. Quem entrar vai corresponder à expectativa", disse o treinador sobre as ausências. Quatro desses cinco jogadores têm sido titulares nos últimos confrontos.

A tendência é de que Orinho siga na lateral esquerda e, sem Allan e Yuri, Airton seja titular no meio-campo. Dodi também é opção.

A tarefa mais difícil é arrumar um substituto para Ganso. É possível que, sem o seu camisa 10 e com poucas opções de meia na reserva, Marcão mude o esquema de jogo, de modo que recue Nenê para a armação e escale três atacantes.

A tendência é de que Ewandro, que entrou na última partida contra o Cruzeiro, forme o trio de ataque com Yony González e João Pedro. Wellington Nem, fora do jogo em Belo Horizonte por conta de dores no joelho esquerdo, pode voltar a ficar à disposição e também surge como opção. Brenner, Pablo Dyego, Evanilson, Lucas Barcelos e Lucão são os outros atacantes disponíveis no elenco.

Logo após entrar no G6 do Brasileirão, o Bahia fez dois jogos seguidos em casa, cheio de esperanças de se firmar entre os seis primeiros colocados, mas somou apenas um ponto. Em busca de não se distanciar da briga, o time comandado de Roger Machado terá que buscar a reabilitação fora de casa, mais precisamente no Maracanã, onde encara o Fluminense.

A derrota por 2 a 1 para o Athletico-PR e o empate sem gols com o São Paulo, ambos na Fonte Nova, deixaram o Bahia na oitava colocação, empatado em 38 pontos com o sétimo colocado Grêmio e com o sexto Internacional. A diferença é no saldo de gols (13 a 8) em relação aos gremistas e no número de vitórias em relação ao Inter (11 a 10).

Apesar dos dois maus resultados, o técnico Roger Machado demonstra confiança no trabalho e no seu grupo. "Neste jogo, vamos no limite de novo. As alterações não estão fora de cogitação. Mas acho que, muito mais que uma duas ou três alterações, você descaracteriza demais. Mas está todo mundo bem treinado. Nas últimas quatro ou cinco semanas, fizemos jogos-treino, para tentar aproximar o ritmo de jogo de quem tem menos minutos em campo. Agora é ver o tamanho da nossa passada", disse o treinador.

O Bahia vai a campo com algumas mudanças. Sem Moisés, que lesionou a coxa na partida contra o São Paulo, Roger Machado escolheu Giovanni para começar jogando na lateral esquerda. "No jogo do Flamengo joguei mais adiantado, agora vou na minha posição de origem. Esperamos fazer o melhor e substituir o Moisés à altura, mostrando que nosso grupo que é forte", disse Giovanni, lembrando da sua participação na vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo, na 13ª rodada do Brasileirão.

Outra alteração será feita no ataque, já que Artur Victor está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. A tendência é que Arthur Caíke fique com vaga, embora Lucca esteja na disputa. De volta após ser poupado por desconforto muscular, o centroavante Gilberto deve ser outra novidade no time. No meio-campo sempre fica a dúvida de entrar com o volante Ronaldo, para reforçar a marcação, ou com o meia Guerra, para fortalecer o ataque.

Tags: fluminense brasileirão futebol fluminenserj seriea nacional bahiaba